Santa Catarina

Colheita do arroz da safra 2023/24 já iniciou no Litoral Norte de SC

O fator primordial para esse resultado foi a produtividade, que também foi recorde: a média ficou em 8,6 mil quilos por hectare. 

16/01/2024

A safra 2022/2023 de arroz irrigado, em Santa Catarina, teve um desempenho acima do esperado. Conforme dados levantados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), a quantidade total produzida chegou a 1,27 milhão de toneladas, a maior já registrada no Estado.

Colheita do arroz da safra 2023/24 já iniciou no Litoral Norte de SC

Colheita do arroz da safra 2023/24 já iniciou no Litoral Norte de SC

 

O fator primordial para esse resultado foi a produtividade, que também foi recorde: a média ficou em 8,6 mil quilos por hectare. 

 

Agora começa a colheita da safra 2023/2024. Em Massaranduba, algumas lavouras já estão com as colheitadeiras no campo.

 

É de uma beleza ímpar passar pelas estradas do interior e ver os arrozais, em sua maioria, no ponto de corte, ou próximo dele. Este ano a colheita foi antecipada em alguns dias, por conta de fatores climáticos favoráveis, como previu o presidente da Cooperativa Juriti, Orlando Giovanella.

 

A reportagem do JDV percorreu no domingo (14) algumas regiões produtoras de Massaranduba e Guaramirim.

 

O que se observa, é um espetáculo contrastando entre o amarelo ouro e o verde, com bom cacheamento das espigas, o que antecipa uma boa produtividade e rendimento para o produtor. 

 

Vários fatores devem levar a esse resultado, especialmente a adoção de cultivares de alto desempenho produtivo, o clima favorável e o manejo das lavouras, com investimento em adubação e tecnologia.

 

Esta semana, na quinta-feira (18), Massaranduba vai ser a sede da 6ª Abertura da Colheita do Arroz de Santa Catarina, no Centro Municipal de Eventos.

 

A promoção é da Cooperativa Juriti, Epagri, Brazil Rice, Sindarroz e Ocesc. Uma ampla programação será cumprida.

 

 

Massaranduba é o terceiro maior produtor de peixes 

 

Um estudo realizado pela Embrapa Pesca e Aquicultura, em colaboração com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), revelou que o faturamento das exportações da indústria de piscicultura do Brasil aumentou em 15% durante o ano de 2022, atingindo um total de U$S 23,8 milhõees.

 

A criação de peixes, em especial tilápias, tem crescido em Santa Catarina e na região, Massaranduba se sobressai, sendo o terceiro maior do Estado. Os produtores estão cada vez mais investindo em tecnologia e na profissionalização. 

 

Pesquisa recentemente divulgada pelo Observatório Agro, mostra que Armazém, no sul do Estado, teve em 2022 a maior produção: 3.168 toneladas.

 

É seguido por Rio Fortuna com 2.505 toneladas, Massaranduba com 2.088 t, Grão Pará com 1.799 toneladas e São Martinho, com uma produção de 1.733 toneladas.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x