Colunas

Coluna: A Propósito

Acontecimentos que marcaram a história

30/03/2023

A foto mostra a antiga estação ferroviária de Corupá, em registro do fotógrafo paranaense Arthur Wischral, entre os anos 1930 e 1940. Era parte da linha férrea que começava em São Francisco do Sul, inaugurada em 1º de junho de 1910. O trem trouxe muito material para a continuação da ferrovia serra acima: cimento importado da marca Portland, em barris, cal em sacos da marca Carbolineum, tintas e ingredientes para a conservação da madeira, ferramentas e até explosivos. A meta era chegar a Mafra, rapidamente, para que a Lumber, de Três Barras, pudesse exportar madeira pelo porto de São Francisco do Sul.  (Fonte: Antigamente em Corupá/pesquisa de Sônia Wendt Nabarro).

 

CURIOSIDADES

*A expedição de Juan Dias Solis, navegador português, foi o primeiro grupo de navegação importante que chegou ao território catarinense. Ele batizou às águas entre a Ilha de Santa Catarina e o continente como “Baía dos Perdidos”, pelo naufrágio de uma embarcação no local.

 

* Em 1526, o italiano Sebastião Caboto denominava em seus mapas as terras catarinenses como “Porto dos Patos”. O nome Santa Catarina apareceu pela primeira vez somente em 1529, no mapa-mundi de Diego Ribeiro.

 

* O primeiro município oficial de Santa Catarina foi criado em 1660, era a Vila de Nossa Senhora da Graça, atual São Francisco do Sul. Logo após, foi criado o município de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, hoje Laguna. A região de Senhora do Desterro, fundada em 1673, passou a ser Florianópolis apenas em 1726.

 

* Santa Catarina é palco de muitas festas tradicionais em outubro e novembro, como a Oktoberfest, Fenarreco, Bierfest, Kegelfest, Marejada, Festa do Pinhão, Schützenfest, ente outras. Um dos eventos mais importantes de dança no Brasil é o Festival de Dança de Joinville. 

 

*A população catarinense é formada por mais de cinquenta etnias, sendo as predominantes descendentes de portugueses, alemães, italianos e, em menor medida, eslavos (poloneses, sobretudo), índios e africanos.

 

* Para proteger o território de invasões espanholas no século XVIII, os portugueses construíram vários fortes no sul do Brasil. Em Florianópolis, encontramos algumas: as fortalezas de Santa Cruz, de Santo Antônio, de São José da Ponta Grossa, de Nossa Senhora da Conceição, entre outras.

 

 BOMBA ESSO

Na Segunda Guerra Mundial, a Esso citava a “bomba” para comunicar seu poderio comercial nas Américas, associando o fato do continente não ter sido impactado pelos ataques continentais. A bomba referida no anúncio de 1944 foi a do posto de combustível, e não a usada em ataques bélicos.

 

HOJE

Gilson Kleina, treinador de futebol com passagens pelo Criciúma, Chapecoense, Avaí e Brusque, nasceu em 30 de março de 1968. Atualmente, comanda a Portuguesa de Desportos. Iniciou sua carreira como auxiliar técnico de Abel Braga, no Coritiba, no Olympique de Marseille, no Atlético Mineiro e no Botafogo. Ao todo, já passou por 30 clubes, mas nunca conquistou um título.

 

 

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x