Sem categoria

Coluna: A Propósito

Acontecimentos que marcaram a história

24/08/2023

O Grupo Breithaupt começou suas atividades em 1827, em um prédio de 35 metros quadrados, localizado na atual avenida Getúlio Vargas, então denominada Rua Independência. O ponto comercial era estratégico pois estava localizado em frente a movimentada estação ferroviária. Na região era a de maior demanda de passageiros e cargas. (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/postado por Elmiro Lindemann).

 

CURIOSIDADES

  • Foi com bolas de vidro que a brincadeira chegou ao Brasil, trazida pelos colonizadores portugueses. O nome “gude” vem de “gode”, que se referia a pequenas pedras arredondadas. Também eram de vidro as bolinhas de gude usadas pelos norte-americanos, que importaram a brincadeira dos colonizadores ingleses.
  • Desenhos encontrados em cavernas e feitos há mais de 30.000 anos retratam homens segurando objetos esféricos feitos com pedras. Desta forma, acredita-se que as primeiras bolas tenham sido ferramentas de caça do homem pré-histórico.
  • Na produção das bolinhas, primeiro é feito o pré-aquecimento de um vidro claro, depois quebra um pedaço de vidro colorido. Após o vidro claro passar a noite derretendo, ele é misturado com um punhado de vidro colorido derretido. São usados vários fios coloridos para decorar os núcleos do vidro claro das bolinhas.
  • O Museu Britânico tem em seu acervo bolinhas da Ilha de Creta (Grécia) datadas de 2.000 a.C., feitas de materiais diversos. Também há registros da brincadeira no Império Romano, inclusive entre adultos, segundo o historiador Câmara Cascudo, autor do livro “Dicionário do Folclore Brasileiro”.
  • As primeiras bolas de gude não eram de vidro. Romanos brincavam com nozes, que acabaram tornando-se símbolo da infância e dando origem à expressão nuces relinquere (que significa “deixar as nozes”) para se referir à passagem para a vida adulta.

 

COLCHÃO

Uma relevante informação sobre o sono era apontada no anúncio do Colchão de Molas Brasil na em dezembro de 1945. O anúncio informava que as pessoas passavam 1/3 da vida dormindo, ou seja, um colchão ideal traria qualidade de sono. Um rápido cálculo da durabilidade do colchão apontava que o custo diário (do colchão) era de 33 centavos.

 

HOJE/ANTONIO ERMIRIO

Antônio Ermírio de Moraes, escritor, empresário, engenheiro e industrial, foi presidente do Grupo Votorantim (cimento). Com ele, que nasceu sem um rim, o grupo Votorantin se expandiu. Com 60 mil funcionários, atua nas áreas de cimento, celulose, papel, alumínio, zinco, níquel, aços longos, filmes de polipropileno biorientado, especialidades químicas e suco de laranja. Morreu em  24 de agosto de 2014, aos 86 anos, de insuficiência cardíaca.

Notícias relacionadas

x