Colunas

Coluna: A Propósito

Acontecimento que marcaram a história

09/02/2023

Casa de Georg Wolff na localidade de Garibaldi, construída no ano de 1909. Era hotel, casa de comércio, salão de festas, celebração religiosa e escola. O atual Bairro Garibaldi era parte do então Distrito de Jaraguá, elevado à condição de município pelo Decreto nº 565 de 26 de março de 1934. E habitado por imigrantes húngaros em sua maioria, que colonizaram a região ao lado de italianos.

CURIOSIDADES

  • Um pica-pau é capaz de dar entre 15 e 16 golpes com o bico em árvores em um único segundo. Suas narinas e sua língua estão conectadas ao cérebro e a sua cabeça atinge a velocidade de uma bala enquanto procura comida.
  • Para se alimentar, essa ave golpeia com o bico a casca das árvores, de onde retira larvas e vermes. Pode ser encontrada na Europa, América Central e, principalmente, na América do Sul.
  • Existem pica-paus de tamanhos diferentes, que podem variar entre 20 e 59 centímetros. As cores de suas penas são o verde brilhante, roxo e laranja. Mas pode haver exceções e outros tons podem surgir.
  • É um pássaro corajoso. Às vezes, cobras e outros predadores tentam entrar em seu buraco (ninho nas árvores) para roubar seus ovos ou comer seus filhotes, mas o pica-pau não se amedronta, ele luta e não se rende até que o predador fuja.
  • São conhecidas atualmente 239 espécies e somente no Brasil são encontradas mais de 50 espécies. Essa ave tem a capacidade de escalar árvores, escavar ninhos e alimentar-se por uma língua longa e dotada de vários tipos de pontas modificadas.
  • O ciclo de vida de um pica-pau, com seus 32 centímetros, em média (dependendo da espécie) e peso geralmente de 200 gramas, é de 15 anos. A fêmea põe ente quatro e cinco ovos e os filhotes nascem após cerca de 11 a 14 dias de incubação. Eles abandonam o ninho após 18 a 35 dias de vida.

 

Para a cura de feridas nas regiões dos pés, Feridan era apresentado como uma infalível solução no final dos anos 1900 (século 20). Na campanha publicitária de 1917, havia a figura de uma mulher em momento de cuidados íntimos. O produto garantia o fim do “mau cheiro em poucas horas”.

 

HOJE

Em 9 de fevereiro de 1997 morreu no Rio de Janeiro o  engenheiro, economista, professor e banqueiro Mário Henrique Simonsen, também ministro da Fazenda no governo militar de Ernesto Geisel. E, também, ministro do Planejamento de João Baptista Figueiredo. Fumante compulsivo, em 1994 foi diagnosticado com câncer de pulmão que havia se espalhado para a cabeça e que o levou à morte três anos depois, aos 62 anos.

Notícias relacionadas

x