Colunas

Coluna: dicas para produção de moda: como fazer as fotos da sua coleção de roupas

Essa matéria contém dicas para quem deseja fazer uma boa produção de moda, chamamos de produção de moda a organização feita para alcançar a imagem final que uma marca deseja para seu produto e/ou coleção.

21/10/2021

Por

Mestra em Design, Professora de Moda, influenciadora digital e fundadora da marca de roupas Lais Hornburg.

Coluna: dicas para produção de moda: como fazer as fotos da sua coleção de roupas

Olá minhas queridas

Na matéria de hoje, vou dar dicas para quem deseja fazer uma boa produção de moda, chamamos de produção de moda a organização feita para alcançar a imagem final que uma marca deseja para seu produto e/ou coleção. É uma forma de arte e envolve muito trabalho.

As dicas que eu vou dar podem ser usadas por marcas de moda, loja de roupas e até estudantes que precisam fotografar seus projetos.

A primeira coisa a se fazer é montar o briefing, o que você deseja transmitir com aquela imagem? Como você vai passar a mensagem do look? Pesquise imagens de inspiração e converse com a equipe evolvida.

A escolha do local é o próximo passo, é possível optar por locação interna, externa ou mista.

A locação interna tem a vantagem de termos mais controle sobre tudo, equipamentos de iluminação podem ser levados, há espaço para maquiar as modelos, montar a arara de looks, acesso a banheiros, etc.

Na locação interna não há esse conforto, além do clima/tempo ser imprevisível, mesmo que você fique de olho na previsão, é possível chover e as fotos precisarem ser canceladas, o que pode ser um problema com os prazos e orçamento.

A locação mista é uma das melhores, na minha opinião, você possui um espaço interno, mas o exterior do ambinte também pode ser utilizado, o que facilita muito.

Mas o mais importante é escolher a locação conforme o briefing, pois não adianta ficar lindo e não ter um conceito por trás da imagem.

Escolher os profissionais de captação como o fotógrafo e o filmmaker é extremamente importante, pois cada um tem sua técnica e forma de trabalhar, para escolhe-los peça um portfólio e analise algumas opções, faça uma pré-seleção entre vários profissionais e antes de decidir converse sobre o orçamento, formas de pagamento, equipamentos utilizados, etc. Vale também fazer um reunião, mostrar o briefing, explicar as expectativas com relação as fotos e aos vídeos e alinhar uma data para captação, que precisa estar amarrada também com a locação, mesmo se for em um local público.

Claro que não é necessário ter um fotógrafo e um filmmaker, tudo depende das escolhas tomadas no briefing e no orçamento estipulado.

Depois é hora de escolher o casting, ou seja, as modelos que vão melhor demostrar o conceito da coleção, pense em quais características e medidas elas precisam ter (para dar certo com os looks) e peça o book nas agências de modelos para escolher.

Se você não poder pagar pelo cachê das modelos, você pode optar por fotografar com conhecidos/amigos seus que possuem as características escolhidas, maaas, nada de escolher pessoas tímidas e que não gostam de estar frente as câmeras, a beleza é importante, mas subjetiva, então escolha pessoas que possuem boa desenvoltura para fotografar.

Também é preciso planejar qual será a maquiagem e o cabelo das modelos, e é claro, contratar profissionais da beleza para isso, busque imagens inspiracionais e profissionais que já fizeram maquiagens e cabelos semelhantes, faça orçamentos e pergunte sobre quais são as marcas dos produtos, pois se for um dia inteiro de fotos, é preciso pensar numa maquiagem que aguente.

Geralmente os profissionais da beleza participam no momento das fotos, fazendo melhorias no decorrer da produção de moda, já que na hora das fotos talvez seja necessária alguma alteração.

Depois de todos os profissionais necessários contratados, é hora de fazer a organização, passar os looks, planejar quais serão os calçados e acessórios que farão a composição do look, fazer painéis com as poses que cada look precisa ser fotografado, planejar a alimentação, tempo de captação, pagamentos necessários, etc.

É claro que é possível contratar profissionais a mais para isso, tudo depende do seu orçamento, se você pode ter um stylist, um produtor de moda, uma passadeira, etc. será mais fácil, mas também é necessário a organização para que tudo ocorra como o planejado.

Lembre-se que é demorado fazer as fotos, então planeje bastante tempo para fazer as fotos e o vídeo, para que não tenham que marcar uma nova data (duplo custo) por faltar fotografar algum look da coleção.

Enfim, esse foi só um resumo de como fazer uma produção de moda, cada empresa tem sua sistemática, algumas até contam com um estúdio fotográfico na própria unidade.

Também é possível contratar um estúdio para fazer todo o seu catálogo e/ou as fotos editoriais, mas para isso sugiro pesquisar bastante para ter certeza que ficará bom e do jeito que você espera.

 

Se essa matéria foi útil, não esquece de compartilha-la com alguém que precise desse conteúdo 🙂

Professora Lais Hornburg :*
para mais informações acesse: http://linklist.bio/colunalais

Notícias relacionadas

x