Colunas

Coluna: Doramas, alternativas para sair do banal

Gênero que só faz crescer entre os ocidentais, os k-dramas sul-coreanos são norteados pela sutileza e delicadeza, um contraponto à passionalidade latina.

30/01/2022

Para aqueles que não aguentam mais assistir reality shows, filmes e novelas que banalizam temas recorrentes e angustiantes, presentes em todas as plataformas, recheados de violência, intolerância, preconceitos e relacionamentos conturbados, calma! Existem alternativas ao alcance do controle remoto, sabia?

A dica vale especialmente aos assinantes de canais de streaming. Mas, atenção! Se você quer fugir desse universo conturbado em que vivemos e das aterrorizantes notícias da pandemia e de tudo o mais que tira a paz e o sono, será preciso quebrar paradigmas. Comece se permitindo viajar no tempo, visitando produções de outros continentes e conhecendo mais de perto as culturas e costumes diametralmente opostos aos nossos.

Além de relaxar visualizando animais fofos, ou selvagens, e belas paisagens, que tal abrir a mente para assistir películas e maratonar séries diferentes de tudo o que você já viu, como os doramas sul-coreanos, ou k-dramas? Com certeza, você vai se surpreender.

Produções cinematográficas e televisivas de outros países podem ampliar a nossa visão de mundo, nos permitindo conhecer outras formas de encarar a vida, enxergando sob o ponto de vista do outro. Mas para isso é necessário se despir da visão ocidental em relação aos comportamentos. Especialmente para nós, brasileiros, será preciso deixar de lado a maneira latina, passional e expansiva de ser. Lembre-se que os orientais são cerimoniosos, respeitosos, discretos.

Portanto, se você se dispor a assistir um dorama, esqueça as cenas com demonstrações exibicionistas e desnecessárias de amor e sexo. Os roteiros são bem elaborados, norteados pela sutileza e delicadeza, valorizando, em muitos momentos, mais os olhares do que as palavras.  Acredite, você aprenderá a reconhecer situações que ficaram subentendidas e tudo ficará bem!

Então, se você pretende abrir a mente para esse gênero de filme e série que só faz crescer entre os ocidentais, a Netflix disponibiliza um vasto catálogo de doramas. Que tal dar uma conferida? Ah, e se você se emociona com facilidade, não esqueça de ter lencinhos à mão…

Por

Sônia Pillon é jornalista e escritora, formada em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduada em Produção de Texto e Gramática pela Univille. Integra a AJEB Santa Catarina. Fundadora da ALBSC Jaraguá do Sul.

Notícias relacionadas

x