Colunas

Coluna: Ford “T” atravessando a ponte antiga metálica Abdon Batista no início da década de 20

Eram comuns as idas e vindas à Joinville para o transporte de médicos e pacientes, pois Jaraguá do Sul não tinha hospital

20/05/2022

Por

Coluna: Ford “T” atravessando a ponte antiga metálica Abdon Batista no início da década de 20

Famoso Ford ” T ” (1° carro feito no Brasil) atravessando a ponte antiga metálica Abdon Batista no início da década de 20. Dela restou o pilar sobre o qual a Prefeitura pretende construir uma ponte estilo estaiada, como ponto de contemplação do Rio Itapocu. Eram comuns as idas e vindas à Joinville para o transporte de médicos e pacientes, pois Jaraguá do Sul não tinha hospital. Na lateral, dois pneumáticos de reserva para garantir o sucesso da viagem que era uma verdadeira aventura naquela época.

Curiosidades

  • A palavra morango tem sua origem nas palavras do inglês antigo “steowberie” ou “streawbelige”. Existem muitas teorias associadas à origem da palavra. Da família das rosas, é a única fruta que tem sementes do lado de fora.
  • É a primeira fruta que amadurece na primavera, bom para os músculos, cérebro e coração. Reduz a pressão arterial, ajuda a prevenir o desenvolvimento do câncer e até ajuda a melhorar os processos cognitivos.
  • Os morangos contêm mais vitamina C do que as laranjas, e ajudam a reduzir as inflamações. Atuam no tratamento de catarata e outras doenças oculares. Existem morangos amarelos, azuis, brancos, pretos e roxos também. Algumas espécies são do tamanho de uma maçã.
  • Os índios americanos faziam pão de milho com morangos triturados e fubá, e foi assim que foi apresentado aos colonos. Isso serviu de inspiração para os colonos fazerem torta de morango.
  • Embora os morangos tenham tantos benefícios para a saúde, poucas pessoas são alérgicas a ele e a alergia pode variar de leve a grave, como o choque anafilático, que é uma reação alérgica grave.

“Um parto feliz”

Visando proporcionar “um parto feliz”, Gravidina era anunciado às mulheres grávidas no final dos anos 50. “Mãe e filho são como um só organismo durante o período de gestação”. Um anúncio veiculado em outubro de 1958, apresentava uma mãe embalando seu pequeno filho.

Gracindo Júnior

Gracindo Júnior, nome artístico de Epaminondas Xavier Gracindo, nasceu em 21 de maio de 1943 no Rio de Janeiro. Filho do também ator Paulo Gracindo, foi protagonsiat em dezenas de novelas e séries exibidas pela Rede Globo, Record e Manchete, além de peças de teatro. Em 2017 participou da telenovela Ouro Verde, transmitida pela TVI (tevê de Portugal).

 

Notícias relacionadas

x