Colunas

Coluna: PL que altera dispositivos da lei municipal que instituiu o Fundo do Transporte Urbano é aprovado por maioria dos votos

É um assunto polêmico, mas como o transporte coletivo é de competência da Prefeitura, que pode conceder a terceiros, via concorrência, cabe a ela, também, manter o equilíbrio financeiro do sistema

01/06/2022

Por maioria dos votos (9×1) foi aprovado ontem (31) o projeto de lei que altera dispositivos da lei municipal que instituiu o Fundo de Transporte Urbano, para prever subsídios ao valor da tarifa de transporte público coletivo. A votação teve muitas discussões. É um assunto polêmico, mas como o transporte coletivo é de competência da Prefeitura, que pode conceder a terceiros, via concorrência, cabe a ela, também, manter o equilíbrio financeiro do sistema. No caso da atual empresa, que assumiu em agosto, o déficit já está em R$ 1,7 milhão, tendo em vista o baixo índice de passageiros por quilômetro.

Transporte 2

Com a aprovação do projeto, a Prefeitura poderá subsidiar as passagens e implantar outras medidas que beneficiem o usuário e que devem ser anunciadas em breve. Claro que a conta ficará dividida por toda a sociedade, isto é, para não encarecer as passagens, a Prefeitura de Jaraguá entra com o ônus do subsídio, não onerando, com isso, quem está na ponta, o usuário. Para o leigo, é difícil entender essa equação, mas existe uma legislação maior a ser cumprida pelo Município e também um contrato com a concessionária.

Transporte 3

O que a sociedade deve cobrar, é o cumprimento do contrato, com aumento de linhas e de horários, ônibus com mais qualidade. Cabe ao poder público, também, incentivar o uso do transporte público, aumentando o total de passageiros. Aumentando a lotação, diminuirá o subsídio. Isto é matemático. Então, com o ajuste da lei do Fundo de Transporte Urbano, as passagens não devem aumentar, mas é preciso que mais pessoas se utilizem desse meio de transporte para que haja o devido equilíbrio financeiro.

Lançamento

O pré-candidato a governador de SC pelo União Brasil, Gean Loureiro, acompanhado do deputado Ricardo Alba, que deve concorrer à Câmara Federal, prestigiaram o lançamento da pré-candidatura a deputado estadual do vereador Ezequiel de Souza, o Zico, na Sociedade Brüderthal, que recebeu no sábado um surpreendente número de pessoas. Lideranças locais e regionais do União Brasil e simpatizantes marcaram presença no evento de lançamento. Agora é gastar a sola dos sapatos até a convenção.

Revoada

Uma penca de políticos já manifestaram o interesse por uma possível candidatura. Tem especulação também. No entanto, a preocupação é de que com um grande número de candidatos, os votos vão se espalhar, reduzindo as chances. Sem contar que pré-candidatos de fora já iniciaram a revoada para a região, muitos endinheirados e com grande retaguarda, atrás de apoios, que certamente terão. Pré-candidatos do Vale do Itapocu terão suporte para avançar em outras regiões do Estado para conquistar votos?

Motonetas

A Secretaria de Planejamento, junto com a Diretoria de Trânsito e vereadores trataram esta semana da regulamentação da circulação de motonetas e bicicletas elétricas que tem crescido muito em Jaraguá, com a alta dos combustíveis. Essa regulamentação é solicitada pelos próprios usuários, como também por condutores de outros veículos. Esse assunto deve entrar na pauta da Câmara de Vereadores nos próximos dias, segundo o presidente Jair Pedri.

Por

Jornalista a 47 anos escrevendo a história de Jaraguá do Sul e do Vale do Itapocu, com credibilidade.

Notícias relacionadas

x