Coluna: Política & Políticos – Gerando economia
Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

Para evitar que ruas asfaltadas esburacadas para conserto ou ampliação da rede de água, há muitos anos, em Schroeder (Vale do Itapocu), a tubulação é conduzida sob as calçadas. Uma economia considerável com gastos permanentes para fechar buracos em procedimentos de curta vida útil. Joinville está adotando a mesma prática, mas só em casos alargamento de ruas.
Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Custo impagável
Para se ter uma ideia de custos, a Águas de Joinville fez um estudo concluindo que para realocar 80% da rede atual seria necessário R$ 1,7 bilhão. Ou mais. Dinheiro que, obviamente, a empresa não tem. É de se imaginar, então, quantos bilhões já se foram pelo ralo depois do advento do asfalto estado afora só para tapar buracos. E quanto mais ainda irá.
CURTAS
*Comemorando 30 anos de emancipação política, o município de Ermo (dois mil habitantes), no extremo-sul catarinense, recebeu pela primeira vez a visita de um senador da República. Jorge Seif (PL), eleito em 2022, foi recebido com todas as honras pelo prefeito Paulo Della Vecchia (PL), eleito pelo MDB em 2020.
* “Vamos ganhar e muito em prestígio e recursos que serão revertidos em obras e serviços para a nossa gente estando no partido do Governador Jorginho Mello e do ex-Presidente Jair Bolsonaro”, disse o prefeito quando mudou de partido em maio desse ano.
*Paparicos à parte, Della Vecchia agora quer a recíproca pelos 528 votos dados pelos eleitores a Jorge Seif, 539 para Jorginho Mello (que lá perdeu para Carlos Moisés) e 1.317 votos para Jair Bolsonaro. E, é claro, sua filiação ao PL.
*André Vechi (Democrata Cristão)) venceu a eleição suplementar em Brusque no domingo (3). Apoiado por Jorginho Mello (PL) por conta do vice na chapa majoritária: Décio Batisti (PL). No ano passado Mello fez 60.129 votos no município e Jair Bolsonaro outros 61.992.
*Paulo Eccel (PT), ex-prefeito, também esteve na disputa, fez 15.679 votos e ficou em terceiro lugar. Uma votação parecida com a de Décio Lima (PT) para governador (15.319 votos) e Lula da Silva (PT), com 16.877 votos. Alessandro Simas (PP) ficou em segundo com 18.716 votos.
*Dos ex-governadores de Santa Catarina ainda ativos na política, Leonel Arcangelo Pavan, provavelmente, é o único que vai disputar eleição para prefeito em 2024. Mas, pelo município de Camboriú e não pelo Balneário Camboriú, que lhe deu toda a projeção política. Esperidião Amin (PP), Eduardo Pinho Moreira (MDB) e Raimundo Colombo (PSD) obviamente não se interessam por uma disputa menor.
Jorge Seif no TRE
O Ministério Público Eleitoral (MPE) já se posicionou contra, mas é possível que o processo de cassação do senador Jorge Seif (PL), incluindo os suplentes, ocorra no final de setembro. Movida pela coligação PSD, Patriota e União Brasil, que apoiou Raimundo Colombo (PSD), a ação acusa Seif de abuso de poder econômico ao receber apoio de Luciano Hang e da estrutura de lojas do empresário. A defesa tenta inocentá-lo no Tribunal Regional Eleitoral, mas de olho Supremo Tribunal Federal, em Brasília, onde o ministro Alexandre de Moraes, filiado ao PSDB entre 2015 e 2017, é visto como um arqui-inimigo do bolsonarismo.
Setembro será fabuloso para estes 3 signos
VIA BRASIL
*Por conta do feriado de 7 de setembro e pelo fato de os “nobres” avocarem para si o ‘direito’ por apenas duas sessões semanais em plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), determinou que os parlamentares estivessem em Brasília a partir de ontem (4). Ou seja, não fosse o feriado ninguém estaria lá numa segunda-feira.
*Lira, aliás, banca, com recurso do orçamento da Câmara, almoços semanais para líderes de bancadas em sua residência oficial. Agora, pediu que levem pratos típicos de seus estados (pago com dinheiro do contribuinte) para ‘aliviar’ o orçamento da presidência da Câmara e variar o cardápio. É de se imaginar quanto custa cada almoço desses.
*Ao ouvirem o apelo feito pelo presidente, muitos dos líderes de bancadas na Câmara riram bastante, fazendo piadas a respeito. Segundo consta, eles já estão enjoados do filé ao molho de madeira tradicionalmente servido nas reuniões. O deboche explícito dessa gente sem qualquer resquício de ética também é tradicional.
*Em outubro o MDB faz sua convenção nacional e deve reeleger o deputado federal paulista Baleia Rossi para a presidência. Em clima de paz, dizem as lideranças. Aliás, não poderia ser melhor para um partido que, há muito tempo, serve a qualquer governo e não só em âmbito federal.
*Em Brasília o partido comanda três ministérios: Planejamento, das Cidades e Transportes. Em Santa Catarina, travestido de bolsonarista na eleição de 2022, o partido comanda a Infraestrutura e integra a base do governador Jorginho Mello (PL) na Assembleia Legislativa. Mesmo que resmungando atrás da porta.
Zanin livra Bolsonaro
Criticado pelo PT por não agir como subserviente do sistema, o ministro Cristiano Zanin arquivou ação do partido Rede sobre a conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro n compra da vacina CoronaVac, contra a Covid-19. A decisão afirma que o “quadro fático e sanitário” está “estabilizado”. “Os esclarecimentos técnicos elaborados pelo Ministério da Saúde (atual) e trazidos aos autos evidenciam a inutilidade de eventual provimento judicial”, escreveu Zanin. Ex-advogado de Lula na Lava Jato, ele é o 9º ministro indicado pelo petista para o STF (incluindo os dois mandatos anteriores). No episódio das vacinas, Lula e as esquerdas rotularam Bolsonaro de “genocida”. Visto o perfil de ‘pavio curto’, JB não deve deixar barato.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Cris Badu
Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.