Colunas

Coluna: Política & Políticos – Mão na roda

Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

31/07/2023

Deputado Napoleão Bernardes (PSD/Blumenau) é autor do projeto SOS SC, que garante aos municípios acesso imediato a recursos do Fundo Estadual da Defesa Civil para pequenas ações de socorro. Especificamente, pequenas despesas, como combustível para o maquinário, pagamento de horas extras de profissionais, doação de lonas e mantimentos para a população, por exemplo. Sem a dependência da estressante burocracia exigida em situações do gênero.

 

Ajuda entre municípios

Outra proposta de Bernardes é a criação de um projeto estadual de ajuda mútua entre os municípios com prévia autorização legal por ser comum, em situações de emergência, que os pequenos municípios recorram a ajuda de cidades vizinhas que dispõem de mais estrutura no enfrentamento imediato de catástrofes climáticas.

 

CURTAS

*Depois de dois mandatos como vice-prefeito, Armindo Sesar Tassi (MDB), elegeu-se prefeito de Massaranduba em 2020. No mesmo ano, Felipe Voigt (MDB) conquistou um terceiro mandato como prefeito de Schroeder.

*Outro emedebista, Luiz Carlos Tamanini, um recordista em Santa Catarina e, quiçá, no Brasil, também foi eleito em 2020, para um quinto mandato. Naquele ano, Luís Antônio Chiodini (PP) era reeleito prefeito de Guaramirim.

*Amparados por invejável currículo nas urnas, estes quatro prefeitos do Vale do Itapocu eram insuspeitos de qualquer falcatrua. Ledo engano, segundo o Ministério Público de Santa Catarina. Segundo o MPSC, estão enrolados até o pescoço em licitações fraudulentas em troca de propinas.

*A tramoia se dava com a Serrana Engenharia em serviços de coleta e transporte de lixo, iluminação pública, varrição de ruas e tratamento de água. Tamanini, um recordista em mandatos, também seria um recordista em propinas nesse grupo, embolsando R$ 504 mil.

*Exceto Felipe Voigt (por doença) Tamanini, Chiodini e Tassi continuam na cadeia. Todos juram inocência, é claro. E, tomara que provem, mesmo, inocência neste lamaçal de corrupção que assola o país há décadas. Os brasileiros do bem ‘morrem’ de vergonha com tanta podridão no poder público.

*Para uma vergonha ainda maior, na noite de 29 de setembro de 2021, já passando das 23h, senadores aprovaram (47 a favor e 27 contra) o projeto da nova lei de improbidade administrativa. Assim, agentes públicos cometem improbidade só com “comprovação de dolo”. A grosso modo, alegações como “eu não sabia que estava roubando” vale como defesa.

 

Jorginho em Jaraguá

Adiada do dia 17 de junho, a visita do governador Jorginho Mello ao Vale Itapocu para ouvir prioridades de prefeitos da região foi reagendada para quinta-feira, 3 de agosto. Vai ouvir prefeitos de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Corupá, Schroeder, São João do Itaperiu e Barra Velha. Às 14 horas Mello conversa com empresários, no Cejas e, duas horas depois, com os prefeitos, na sede da Amvali. É de se esperar que, nesse bate-volta do governador, uma das prioridades coletivas seja única: as rodovias estaduais da região. Com a necessária firmeza, porque o governador não será visto de novo na região tão cedo, exceto por uma excepcionalidade.

 

VIA BRASIL

*Darci Matos (PSD/Joinville) assumiu vaga na Câmara dos Deputados ontem (1º). Entra no lugar de Ricardo Guidi (PSD/Criciúma), atual secretário estadual de Meio Ambiente e Economia Verde. Matos faturou votos em 2022 e ficou com a primeira suplência.

*Tentativas de separar partes do território brasileiro para criação de um outro país é crime previsto na Lei de Segurança Nacional. Com prisão de quatro a 12 anos para quem disseminar propostas do gênero. Como o quer o deputado Zé Trovão (PL/Joinville), agora com discurso por um movimento separatista dos estados do Sul.

*Com toda a pompa que o ato requer o governador Jorginho Mello sanciona hoje (1º), às 14horas, em Florianópolis, a lei que instituiu o programa Universidade Gratuita. A proposta foi um dos carros-chefes da campanha eleitoral de 2022.

*Só na rede estadual de ensino catarinense, 523 mil estudantes matriculados em 1.053 escolas voltam às aulas hoje (1°). E, aí, voltam também os crônicos congestionamentos do trânsito em cidades mais desenvolvidas. Aliás, sempre assunto de promessas de candidatos a prefeito.

Bolsonaro x Moraes x Lula

Visto a multidão que cercou o ex-presidente Jair Bolsonaro na sua estada em Florianópolis e Ituporanga no fim de semana que passou, é possível imaginar novas e pesadas investidas do presidente de fato do Brasil, Alexandre de Moraes. E do presidente de direito, Lula da Silva (PT), que aceita passivamente dois poderes paralelos materializados nesse seu terceiro mandato: o STF, que rasga a Constituição, manda e desmanda, e o Centrão da Câmara dos Deputados, um dos maiores (senão o maior) núcleo de corruptos de todo tipo do mundo.

 

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x