Colunas

Coluna: Política & Políticos – Prevenindo a “maracutaia”

Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

10/04/2023

Projeto de lei da deputada Ana Paula Silva (Podemos), prevê punições para agentes políticos ou administrativos de Santa Catarina que se cadastrarem em programas de complementação de rendado governo federal sem que tenham direito a isso. em 2021, servidores públicos civis e militares, aposentados e beneficiários do INSS e até presos em regime fechado provocaram rombo de R$ 1,5 bilhão ao Ministério da Cidadania.  Incluindo alguns servidores da Prefeitura de Jaraguá do Sul.

 

Punições imediatas

Para servidores comissionados, agentes políticos ou funções de confiança, exoneração imediata do cargo ou perda da função gratificada. Servidores públicos estáveis ou empregados públicos serão alvo de processo administrativo disciplinar para apurar ato infracional. E imediato afastamento das funções e sem remuneração. Com tratamento isonômico a todas as categorias de servidores estaduais.

 

CURTAS

*Ex-vice-prefeito de Balneário Camboriú e deputado estadual eleito em 2022, Carlos Humberto Silva (PL) já é visto como candidato a prefeito em 2024. Com apoio do governador Jorginho Mello (PL), de quem foi cabo eleitoral em tempo integral. Efeito da mosca azul.

*Igor Modtowski, cabo do Exército e namorado da filha (primeiro casamento) da ex-primeira-dama Michele Bolsonaro, foi nomeado como motorista do senador Jorge Seif (PL). Pelo próprio senador que, há pouco tempo, levou Jair Renan, filho de Bolsnaro, para assessor de seu gabinete.

*Em Joinville, o deputado estadual reeleito, Sargento Lima, é o nome do PL com pré-candidato a prefeito. Em 2022, foi o mais votado no município e o quarto mais votado entre os 40 eleitos, fazendo 71 mil votos. Joinville tem dois deputados estaduais pelo PL. O outro é Maurício Peixer, que assumiu na vaga de Estêner Soratto, o atual secretário da Casa Civil do Estado.

* Amanha (12) a Assembleia Legislativa lança o Fórum Parlamentar em Defesa do Serviço de Facção Têxtil de Santa Catarina. Proposição é do deputado Ivan Naatz (PL). As facções de costura são empresas do ramo da moda que terceirizam processos para as confecções.

*O governador Jorginho Mello (PL) foi a Brusque assistir à final do Campeonato Catarinense, entre Brusque e Criciúma. Ao chegar ao Estádio Augusto Bauer, torcedores foram ao encontro dele pedindo que o estado construa um estádio para o município. Sem comentários.

*No primeiro trimestre desse ano Santa Catarina recebeu 10% a menos em transferências, relativas ao Fundo de Participação dos Estados e Imposto sobre Produtos Industrializados. É reflexo das incertezas geradas por Brasília. Estamos bem. Mal!

 

Gean Loureiro, presidente estadual do União Brasil, projeta a eleição de 40 prefeitos, 30 vices e mais 300 vereadores na disputa eleitoral de 2024. Nos próximos dias a ideia é homologar mais 120 executivas do partido. Loureiro, candidato a governador em 2023, fez 555.615 votos, foi o quarto mais votado. Jorge Seif, senador do PL, projeta que o partido elegerá100 prefeitos no ano que vem. A se acreditar nisso, dos 295 municípios catarinenses sobram 155 prefeituras para o PSD, PP, PT, PSDB…

 

VIA BRASIL

*Acompanhado por um séquito de ministros, políticos e empresários o presidente Lula (PT)embarca hoje (11) para uma visita ´China. Adiada de março por causa de problemas de saúde.  O mercado chinês já absorve cerca de 1/3 das exportações do agronegócio brasileiro.

*Desde 2009, quando a China passou a ser o principal parceiro comercial do Brasil, o volume de comércio quadruplicou. Em 2022, as exportações brasileiras para a China foram maiores do que as exportações somadas para Estados Unidos e União Europeia.

*Lula também assinará um acordo com o maior grupo de imprensa estatal da China,para “ troca e cooperação de conteúdos em prol do desenvolvimento econômico, social e sustentável dos dois países”. Detalhe: na China a imprensa só publica aquilo que o governo permite. Aliás, um desejo incontido do PT e aliados.

*Refletindo medidas de segurança depois da tragédia de Blumenau, sessenta das cerca de100 escolas do Distrito Federal ganham reforço policial a partir dessa semana. Em Santa Catarina, governo do Estado e prefeituras estão mobilizadas no mesmo sentido.  Mas por conta própria.

*Até o final do ano o ministro da Economia, Fernando Haddad (PT) pretende anunciar novas regras para reajustes do salário mínimo e de servidores federais. Ainda não se sabe de detalhes. A isenção de impostos, que  chega hoje a R$ 400 bilhões, também.

 

*Privatizações suspensas

Correios, a Empresa Brasil de Comunicação, Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência, Serviço Federal de Processamento de Dados, Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A., Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A  e Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias são empresas públicas federais que, por decreto do presidente Lula da Silva (PT) retirou do programas de privatização. As privatizações de estatais, na maioria deficitárias e grandes cabides de empregos, começaram no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Com destaque para a siderúrgica Vale do Rio Doce e a Telebrás, com telefonia fixa, móvel e a longa distância.

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x