Colunistas | 19/12/2021 | Atualizado em: 19/12/21 ás 18:35

Coluna: Sobreviventes do Apocalipse

Alta da gasolina, disparada nos preços, desemprego, fome. O cenário cinzento passa a receber pinceladas coloridas pela superação dos brasileiros.

PUBLICIDADE
Coluna: Sobreviventes do Apocalipse

Não! O título em questão não trata do lançamento do mais novo filme estadunidense de ficção científica, nem está entre os “Top 10” da Netflix. Quando falamos em apocalipse, logo nos vem à mente revelações assustadoras, visões aterrorizantes do fim do mundo, da extinção da vida na Terra.

Mas nesse caso, especificamente, a associação entre “sobrevivência” e “apocalipse” tem a ver com a forma como o nosso universo virou de cabeça para baixo nos últimos dois anos. Foi como se o chão se abrisse debaixo dos nossos pés, não é mesmo?

Tudo aconteceu de maneira tão surpreendente que nem as previsões mais delirantes de um mago da Idade Média poderiam antecipar: fomos arrancados violentamente da zona de conforto e caímos de nariz no chão. A partir daí, passamos a viver rodeados de incertezas e angústias. Faltavam respostas para tantas perguntas.

De lá para cá, assistimos estarrecidos a partida prematura de familiares, amigos e de pessoas que admiramos, em todas as áreas. Vidas foram ceifadas sem tempo para despedidas. E entre os que venceram a covid, existe a certeza de que nasceram de novo.

Ainda bem que, com a incrível capacidade do ser humano em se adaptar, transformar e buscar novas possibilidades, hoje temos vacinas consolidadas contra a covid-19. E a esperança cresce a cada dia quando constatamos que Santa Catarina está entre os estados brasileiros que mais avançam na aplicação dos imunizantes.

Portanto, todos nós que fomos (ou estamos sendo) vacinados, e seguimos os protocolos sanitários preventivos contra a covid-19, estamos nos precavendo contra uma avalanche.

Sobrevivemos, também, ao negacionismo, ao escárnio e aos ataques, nas redes sociais, dos que não acreditam na ciência e seguem colocando a si e aos demais em risco.

Sobrevivemos à subida do dólar, à alta da gasolina, à disparada nos preços dos alimentos, à falência de empresas de todos os portes, ao aumento substancial do desemprego, da fome… Sem dúvida, esse é um cenário cinzento e assustador, que gradativamente passa a receber novas pinceladas coloridas, graças ao esforço coletivo e à capacidade de superação dos brasileiros.

Por tudo isso, ao seguirmos em frente, temos que encerrar o ano de 2021 com um sentimento de profunda gratidão.

“Sobreviventes do Apocalipse” somos todos nós, brasileiros, que não desistimos nunca!

Pode vir, 2022!

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Sônia Pillon

Sônia Pillon é jornalista e escritora, formada em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduada em Produção de Texto e Gramática pela Univille. Integra a AJEB Santa Catarina. Fundadora da ALBSC Jaraguá do Sul.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
wesdev.com.br