Corupá

Comissão Intergestores Bipartite cria a 17ª Regional de Saúde

De acordo com o secretário adjunto, o nome oficial da 17ª Região de Saúde deve ser definido pelos representantes da região com a participação do Cosems

26/08/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Comissão Intergestores Bipartite cria a 17ª Regional de Saúde

Gestores estadual e municipais aprovaram a criação da 17ª Região de Saúde de Santa Catarina com sede em Jaraguá do Sul, dividindo a macrorregião Nordeste em duas partes. O objetivo é integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde da região de Jaraguá do Sul. A pactuação foi realizada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na terça-feira (24).

Leia mais

A proposta foi idealizada pela Comissão Intergestora Regional (CIR) Nordeste. A partir de agora, Jaraguá do Sul, que estava na mesma região de Joinville, passa a ser uma Região de Saúde. 

“Durante a pandemia, a CIR viu a necessidade em retomar a organização administrativa da região de Jaraguá do Sul. Será uma instância colegiada e não haverá custos a mais”, explica a superintendente de Planejamento em Saúde, Carmem Delziovo.

De acordo com o secretário adjunto, Alexandre Fagundes Lencina, o nome oficial da 17ª Região de Saúde deve ser definido pelos representantes da região com a participação do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

Os municípios que a compõem são Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder, totalizando cerca de 300 mil habitantes.

Lideranças da microrregião comemoram a aguardada autonomia

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, esteve na tarde de terça-feira (24) na cidade quando fez o anúncio oficial durante encontro com gestores hospitalares e da saúde em nível regional, além de autoridades, no Hospital Jaraguá. Segundo ele, é uma demanda antiga da região que foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite, idealizada pela CIR Nordeste, o que deve trazer avanços quanto ao custeio e qualificação dos serviços e melhoria no acesso, envolvendo também todo o sistema hospitalar.

O secretário da Saúde de Jaraguá do Sul, Alceu Gilmar Moretti, acredita que a criação da 17ª Região trará mais autonomia e desvincula da região de Joinville, onde a realidade é diferente, seja na atenção básica, na média e alta complexidade.

O deputado Vicente Caropreso também comemorou. Segundo ele, é uma conquista regional que vai trazer benefícios em todos os setores da saúde, gradativamente.

“É o resultado da união e da persistência, como também da vontade política do governador Carlos Moisés e do secretário André Motta Ribeiro”.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x