Sem categoria

Comitê de enfrentamento a covid de Jaraguá pede manutenção de autonomia em ofício ao Governo do Estado

O documento observa que a região do Vale do Itapocu se difere dos demais municípios da região Nordeste, na qual Jaraguá do Sul está inserida na divisão estadual.

03/08/2020

Por

Comitê de enfrentamento a covid de Jaraguá  pede manutenção de autonomia em ofício ao Governo do Estado
O Comitê Extraordinário Covid-19, estabelecido em Jaraguá do Sul para auxiliar na criação de políticas públicas de combate ao coronavírus, encaminhou ofício do Governo de Santa Catarina na sexta-feira (31) solicitando a manutenção da autonomia dos municípios para a tomada de decisões e definição de regras de distanciamento social e manutenção da atividade econômica.
O documento observa que a região do Vale do Itapocu se difere dos demais municípios da região Nordeste, na qual Jaraguá do Sul está inserida na divisão estadual.
   
De acordo com o ofício, assinado pela presidente do Comitê, Emanuela Wolff, “o Município articulou sua comunidade (Poderes Legislativo e Executivo, forças de segurança, entidades representativas e sociedade civil), através da criação do Comitê” e que, além de Jaraguá do Sul, os municípios da região da Amvali estão adotando as mesmas restrições.

“Queremos continuar com a autonomia vigente”, afirma Emanuela, “como Jaraguá do Sul e como Vale do Itapocu também, pois hoje os critérios levam em conta a posição geográfica – e aí estamos junto com outras cidades que vivem realidades diferentes da nossa. Não faz sentido sermos analisados com os mesmos ‘óculos’ se vivemos outra situação”.

O documento endereçado ao governador Carlos Moisés da Silva solicita ainda que o governo estadual promova orientações, sem efeito vinculante aos municípios, para que assim possa focar na criação de estruturas de saúde nas regiões mais necessidades de recursos. 

Emanuela ainda afirma que o Comitê já se manifestou favorável à prorrogação das medidas restritivas vigentes hoje em Jaraguá do Sul, sendo que devem continuar – a princípio – até o dia 10 de agosto. Nos próximos dias deverá haver a confirmação oficial, por decreto do Prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli.
 

Notícias relacionadas

x