Bem-Estar | 10/03/2023 | Atualizado em: 10/03/23 ás 00:09

Como dar o primeiro passo para sair do sedentarismo

No Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, professora da UniSociesc fala sobre a importância de uma vida mais ativa. No Brasil, quase metade da população não se movimenta por mais de 150 minutos por semana

PUBLICIDADE
Como dar o primeiro passo para sair do sedentarismo

Estamos cada vez mais parados e os números comprovam. Conforme dados do IBGE, 47% das mulheres, 33% dos homens e 60% das pessoas com mais de 60 anos são considerados insuficientemente ativos. Isso significa que esta população não pratica atividade física ou simplesmente não se movimenta por mais de 150 minutos na semana, considerando lazer, trabalho ou deslocamentos. Se olharmos para a população em geral, com 18 anos ou mais, a média é de 40% de sedentários.

E o que é ainda mais assustador: estes dados são de 2019, quando foi realizada a última Pesquisa Nacional de Saúde pelo IBGE. Depois disso, veio a pandemia que piorou ainda mais a situação, segundo os especialistas. Algumas pesquisas mostraram que o sedentarismo chegou a atingir níveis de mais de 60% da população em geral nos anos de 2020 e 2021. A professora e doutora em Educação Física da UniSociesc, Myla Bittencourt, que também é especialista em estratégias neurocomportamentais, alerta para a necessidade de mudar este cenário.

“A falta de atividade física regular está associada às principais doenças relacionadas com a morte, como as cardiovasculares e metabólicas e também com doenças psicoemocionais, como a depressão. A pessoa que não é ativa terá um risco muito maior de adquirir essas doenças, que acabam limitando vários aspectos da vida profissional, pessoal e nos relacionamentos. A consequência da falta de atividade física, ou do sedentarismo, reverbera de forma negativa na qualidade de vida das pessoas”, alerta Myla neste 10 de março, Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo.

Quanto mais sedentária é uma pessoa, menor será a sua qualidade de vida, porque ela terá limitações no curto, médio ou longo prazo. E a vida moderna tende a deixar as pessoas cada vez mais paradas. Seja porque a pessoa trabalha o dia todo em frente ao computador ou porque os momentos de lazer ocorrem na mesma posição, assistindo um filme ou uma série na TV, ou ao redor de uma mesa comendo e bebendo com amigos e familiares. “Incluir formas ativas de lazer é algo muito importante. Se a pessoa já trabalha muito parada, precisa aproveitar os momentos de lazer para caminhar, alongar, ter contato com a natureza”, sugere a professora.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Cris Badu

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br