Entretenimento | 02/05/2023 | Atualizado em: 29/11/23 ás 09:19

Como limpar tela de TV: aprenda a forma correta, sem estragar o aparelho

Confira as dicas de profissionais que ajudarão a higienizar e a proteger seu aparelho

PUBLICIDADE
TV

Talvez você não se dê conta, mas a limpeza da tela de TV tem algumas especificidades que merecem atenção. O jeito certo de limpar pode evitar, portanto, manchas e até choques e curto-circuito do equipamento.

A forma certa de limpar a tela de TV pode evitar danos ao aparelho

Conversamos com o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, e a personal organizer Rafa Oliveira, do site Organize sem Frescuras e colunista de Casa e Jardim, para mostrar o que é certo e errado nesta tarefa.

Desligue o aparelho

 

Para evitar acidentes, os profissionais orientam a desligar sempre o aparelho antes da limpeza. Dessa forma, não há risco de choques e curto-circuito, por exemplo.

Como os dispositivos atuais não esquentam muito, basta desligá-lo e da tomada e esperar 5 minutos. “Isso evita estragos, caso contrário, ao usar o produto na tela ainda quente, a evaporação será muito rápida, o que pode ocasionar algumas manchas“, explica o biomédico.

Panos macios e que não soltam fiapos são as melhores escolhas para limpar a tela de TV — Foto: Freepik / Creative Commons

 

Panos adequados

 

 

Segundo o Dr. Bactéria, o pano usado para limpar a tela de TV deve ser macio para não riscar a superfície. Portanto, escolha um tipo que não solte fiapos. Ele também sugere lenços de papel bem macios ou tecido descartável – vendido em rolos, parecido com papel-toalha. “Há ainda no mercado esponjas específicas para essa finalidade”, acrescenta Rafa.

personal organizer também afirma ser importante separar um pano somente para esta finalidade, para não arriscar conter resquícios de poeira ou outras partículas que podem danificar a tela.

Produto mais indicado para limpar tela de TV

 

 

O melhor produto indicado pelos profissionais é o álcool isopropílico, que pode ser encontrado em lojas de eletrônicos. “Vale a pena investir no produto. Eu compro de litro e dura bastante.

É ótimo também para outros tipos de tela, como de computador e celular, e até limpar tampos de vidro“, conta Rafa. Há ainda os produtos específicos para essa função, pois já foram testados.

Outra dica do Dr. Bactéria é sempre ler o manual de instruções, etiqueta ou embalagem antes de usar e fazer exatamente o que os fabricantes recomendam.

Evite produtos à base de água e também os que contêm substâncias ácidas ou alcalinas que possam riscar a tela da TV — Foto: Freepik / CreativeCommons

Produtos proibidos para passar na TV

 

Entre os produtos não indicados, o biomédico destaca os que não contêm água, pois podem danificar o aparelho eletrônico no caso escorrer na parte interna.

É importante também ficar longe de substâncias muito ácidas, alcalinas ou corrosivas, que podem alterar a característica do equipamento – gerando opacidade e manchas –, comprometendo a imagem. Evite, portanto, produtos multiúso, que riscam, como sapólio ou esponja com a parte abrasiva.

Como fazer a limpeza da tela de TV

 

 

  1. Comece pela tela, borrifando o álcool isopropílico no pano (nunca diretamente na tela) e passe no mesmo sentido, evitando movimentos circulares.
  2. Depois, passe o mesmo pano no corpo da TV. “Se os produtos à base de água não são indicados para a tela, muito menos nas outras partes do aparelho, que têm muitas entradas de ar. Pode acontecer de escorrer para os equipamentos internos eletrificados e dar curto-circuito ou até queimar”, diz o Dr. Bactéria.
  3. Para quem preferir ou se restaram resquícios, passe outro pano seco bem macio para finalizar a limpeza.

 

 

Conteúdo postado por Casa e Jardim

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Camille Moreland

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV Notícias – Jaraguá do Sul, Joinville e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br