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Como novo radar inteligente promete dedurar motociclistas que saem da linha

A tecnologia, chamada de laço indutivo, permite registrar e capturar a imagem do veículo e da moto em qualquer local da via

13/10/2022

Quem mora em uma grande cidade certamente já presenciou motociclistas cometendo infrações de trânsito assustadoras. Motos driblando o radar pela calçada, condutores sem capacete, conversões proibidas e retornos irregulares são cenas corriqueiras, mas que podem estar com os dias contados.

Uma nova tecnologia que equipa radares de velocidade, instalada em cidades como São Paulo (SP), Curitiba (PR), Salvador (BA), Anápolis (GO), Aracaju (SE) e Novo Hamburgo (RS) promete detectar com precisão esse tipo de infração, possibilitando que esses condutores sejam multados.

Aliado a câmeras de monitoramento de alta definição, os medidores de velocidade são dotados de softwares que conseguem emitir dados como a tentativa de motociclistas driblar o radar pela calçada, parada sobre faixa de pedestres, avanço de semáforo no vermelho, fluxo em contramão, falta de capacete, ultrapassagem e conversão proibida.

A tecnologia, chamada de laço indutivo, permite registrar e capturar a imagem do veículo e da moto em qualquer local da via.

“É possível capturar instantaneamente a imagem da moto, inclusive entre faixas, permitindo a perfeita identificação quanto à marca, modelo, placa, local, data e horário da infração e, adicionalmente, pode gerar um vídeo, tornando o registro ainda mais incontestável”, explica o especialista em mobilidade, Guilherme Araújo, que também é diretor-presidente da Velsis, fabricante de tecnologia em trânsito.

A partir das imagens, os órgãos de trânsito podem autuar os infratores. “Todas as informações geradas pelos sensores permitem aos agentes públicos monitorar e avaliar comportamento e tendências de comportamento dos condutores, inclusive das motos, bem como autuar – se houver desrespeito e legislação vigente”, explica Guilherme Araújo.

Estado do Pará usa equipamento desde 2020

Enquanto no Brasil a frota de motos representa 22,1% do total de veículos, no estado do Pará, a porcentagem sobe para 53%. É o estado brasileiro com o maior número de motos, proporcionalmente. Ao todo, são 2,34 milhão de veículos, sendo que 1,24 milhão são motos. Na região, 514 faixas de radares de velocidade e 80 equipamentos para vídeo monitoramento estão ajudando a reduzir acidentes com motos, desde 2020.

De acordo com o diretor técnico e operacional do Detran Pará, José Bento de Andrade Gouveia Junior, a tecnologia dos radares está ajudando a reduzir mortes e infrações envolvendo motociclistas.

“Cerca de 90% dos traumas que chegam ao Hospital Metropolitano de Belém são de motociclistas acidentados. Iniciamos uma força-tarefa no estado para reverter este quadro apostando em qualificação, tecnologia e educação no trânsito sobre a importância do uso do capacete, que não é utilizado por 60% dos motociclistas”, conta José Bento.

Segundo ele, com isso, o número de mortes em acidentes de trânsito que era de 7,88 para cada 10 mil veículos em 2016, caiu para 5,95 em 2021, mesmo com o aumento da frota. “Acreditamos que com esta redução já conseguimos salvar mais de 600 vidas”, conta.

Motos se envolvem mais em acidentes

Os acidentes envolvendo motos, em vias e rodovias de todo o país são crescentes, assim como a frota. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, o primeiro semestre deste ano registrou 50% mais vendas de motos.

Seguindo o aumento da frota, o número de infrações com motociclistas também subiu 14,3% em 2021, se comparado com o ano anterior. Ao todo, foram registrados 71.344 ocorrências no país. Os acidentes com motos representam 54% de todos os acidentes de trânsito do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), mesmo que as motos representem 22,1% da frota. Neste período, cerca de 308 mil motociclistas precisaram ser hospitalizados, e cerca de 2 mil não resistiram aos ferimentos. O total de hospitalizações custou R$ 279 milhões aos cofres público.

Dados como estes fazem com que cidades e estados brasileiros busquem meios de reduzir infrações e a tecnologia, aliada a inteligência artificial, tem ajudado nesse quesito.

Em Curitiba, foram instalados 200 novos radares para controle de velocidade. A medida resultou em uma redução de 48% no número de acidentes com vítimas.

Dados recentes divulgados pelo Batalhão de Polícia de Trânsito do Paraná (BPTRAN) apontam que em 2019 o número de acidentes com vítimas foi de 4.278, entre os meses de janeiro a agosto. Já em 2022, no mesmo período, o número de acidentes contendo vítimas baixou para 2.089. No entanto, o número de acidentes com motos foi de 51%, mesmo as motocicletas representando apenas 11,5% da frota total de veículos emplacados na cidade.

Via UOL

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Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

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