Bem Estar

Como ter um estilo de vida (mais) sustentável

Você já parou pra pensar em como nosso estilo de vida tem mudado ao longo dos últimos anos?

22/03/2023

Há duas ou três gerações era comum ouvir que no campo comprava-se apenas querosene e sal, tudo mais era cultivado na propriedade. Não vamos romantizar aqueles tempos onde o estilo de vida parecia tão mais sustentável, mas que ao mesmo tempo era tão mais difícil, de muitos problemas e privações.

No entanto, fato é que com as novas tecnologias e o advento da urbanização, as pessoas foram ficando cada vez mais dependentes da cidade. Hoje tudo está disponível a uma loja ou um clique de distância. As facilidades, seja pela disponibilidade seja pelo crédito, nos transformou em uma sociedade de consumo, onde tudo pode ser facilmente comprado e descartado.

O problema não é o consumo, que faz girar a nossa economia, criar emprego e renda, mas a quantidade e qualidade deste consumo. Você já parou pra pensar na necessidade e na qualidade daquilo que você compra?

A seguir listamos 5 princípios simples que podem te ajudar a melhorar suas escolhas, resgatar os valores sustentáveis e combater os problemas climáticos, sociais e ambientais que viemos enfrentando por conta de nosso estilo de vida cada vez mais desconectado da natureza.

1. Optar por produtos duráveis mais do que os descartáveis ou de obsolescência acelerada
Isso vale tanto para as embalagens, quanto para as sacolinhas, roupas, eletrônicos… Quanto mais durável o produto, menor a quantidade de resíduos e menor o desperdício que geramos. E ainda fazemos girar a economia das pequenas oficinas e lojinhas de conserto.

2. Dar preferência à produção e desenvolvimento local mais do que a produção global
Valorizar o comércio local e apoiar o pequeno empreendedor ou agricultor familiar viraram mantras na pandemia. Nunca foram tão fundamentais. Assim evitamos os custos e impactos do frete e ainda fortalecemos a economia do nosso entorno. Todo mundo ganha.

3. Priorizar o uso compartilhado de produtos, mais do que a posse e o uso individual
Isso serve para roupas, carro, bicicleta, máquinas, equipamentos… Por que comprar se eu posso alugar ou emprestar sempre que preciso? O segredo é buscar a satisfação pelo uso dos produtos e não pela compra em excesso. Dividir é a chave para uma vida sustentável.

4. Escolher produtos e serviços social e ambientalmente sustentáveis
Pesquisar por produtos e serviços que respeitem as pessoas, a começar pelos funcionários, e que se importem com o meio ambiente. Que não testem em animais, que se preocupem com seus resíduos e o impacto que seus produtos têm no nosso planeta. Sempre que possível optar por produtos orgânicos, com selos que garantam uma procedência justa, que sejam reciclados ou recicláveis.

5. Dizer não ao desperdício
Promover o aproveitamento integral dos recursos, principalmente dos alimentos; e o prolongamento da vida útil daquilo que adquirimos. O mantra é comprar menos, escolher melhor e fazer durar. Dê um basta nos descartáveis e em tudo que é feito para não durar. Não faz sentido você comprar uma bebida em um copo plástico e canudo que durarão os 5 minutos necessários para matar a sede e que levarão séculos para se desintegrar na natureza.

Jéssica Michalak Besen – Engenheira Ambiental CREA-SC 139438-6

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x