Cultura

Cônsul da Polônia cumpre agenda oficial nesta terça em Massaranduba

Cônsul Marta Olkowska, do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, estará durante esta terça-feira, 5 de março, em Massaranduba

05/03/2024

A cônsul Marta Olkowska, do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, estará durante esta terça-feira, 5 de março, em Massaranduba, para cumprir uma agenda oficial que começa com recepção no gabinete do prefeito e, às 10h30min, na Câmara de Vereadores, audiência pública, proposta pela Comissão de Ordem Social e Econômica, para discutir o projeto de continuidade das aulas de polonês, que são oferecidas em cinco comunidades por professora que veio da Polônia.

 

A professora Anna Cerazy, foi contratada por meio de parceria entre a Prefeitura/Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, com a ORPEG (Osrodek Rozwoju Polskiej Edukacji za Granica), Centro para o Desenvolvimento da Educação Polonesa no Exterior, vinculado ao Ministério da Educação e Ciência da Polônia, com o apoio do Consulado Geral da Polônia em Curitiba.

 

cônsul

A cônsul Marta Olkowska estará acompanhada do secretário consular Paulo César Kochanny e deverá receber pedido oficial para a extensão do período da professora em Massaranduba. O encontro com vereadores, demais autoridades, alunos e comunidade de origem polonesa se dará às 10h30min, na Câmara de Vereadores.

 

A vinda de Olkowska estava sendo tentada faz tempo, mas o consulado tem competência territorial ampla, compreendendo Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe.

 

 

 

Ascendência polonesa é muito forte na Capital do Arroz de SC

 

 

Atualmente, estima-se que haja entre 1,5 e 1,8 milhão de descendentes de poloneses no país. É a terceira maior população de ascendência polonesa no mundo, depois dos Estados Unidos e da Alemanha. Na América Latina, o Brasil é o país com mais imigrantes dessa etnia.

 

Os poloneses ocuparam a região do Braço do Norte, em Massaranduba, nos fins da década de 1880. Nesta comunidade encontra-se a Igreja de Nossa senhora do Rosário que é a edificação mais antiga enquanto igreja. No ano de 1821 a região de Massaranduba foi elevada à categoria de distrito de Blumenau.

 

O município tem várias comunidades com concentração de descendentes, como Benjamin Constant, Braço do Norte, Campinas e Guarani-Mirim, principalmente. Os esforços pela manutenção da cultura polonesa são muito fortes e incentivados pelo poder público por meio do ensino da língua.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x