Jaraguá do Sul

Consultório na Rua: pessoas em situação de rua têm acesso aos serviços de saúde

Consultório na Rua visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde

01/03/2024

A Prefeitura de Jaraguá do Sul/Secretaria Municipal de Saúde, vem desenvolvendo um trabalho chamado Consultório na Rua, visando ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde.

 

O projeto foi criado a partir do projeto de extensão “Reduzindo Danos e Protegendo Vidas dos Moradores de Rua de Jaraguá do Sul”, iniciado no Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas (Caps AD), que apresentou demanda do serviço.

 

consultorio

Consultório na Rua: Pessoas em situação de rua têm acesso aos serviços de saúde

Consultório na Rua – Este projeto está em fase de construção e a partir da aplicação dele será analisado o credenciamento pelo Ministério da Saúde.

Desta maneira, foi feita uma parceria com a Faculdade Estácio para o professor do curso de Medicina do oitavo período, Eduardo Bussmann, e seus alunos atuarem neste trabalho.

 

Além disto, a equipe é formada por assistente social, psicólogo, técnico de enfermagem, enfermeiro e técnicos da Abordagem Social da Secretaria de Assistência Social.

 

Para o secretário de saúde, Alceu Gilmar Moretti, a construção deste projeto é importante, pois a pasta tem preocupação em promover a qualidade de vida e saúde aos usuários em situação de rua.

 

Segundo a supervisora e enfermeira do Caps AD, Bianca Martins Dacoregio, o Consultório na Rua promove saúde, bem-estar e qualidade de vida aos usuários em situação de rua, com oportunidade de criar vínculo e ter maior adesão ao tratamento.

 

Para o médico Eduardo Busmann, estes espaços são importantes, pois além de promoverem saúde e segurança aos usuários, que estão em um local que sentem-se mais à vontade, há construção e aprendizado coletivo com os alunos de Medicina.

 

Quem pode acessar o serviço: usuários em situação de rua de Jaraguá do Sul. A atuação da equipe acontece uma vez na semana, por cerca de quatro horas, em pontos estratégicos das ruas do Município.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x