Sem categoria

Cooperativa Juriti já recebeu 25% da safra do arroz dos associados

A capacidade passou de 33 a 35 mil sacas de arroz/dia de descarga para 55 a 60 mil sacas diárias

09/02/2023

Santa Catarina colheu 1,25 milhão de toneladas de arroz na safra 2021/22, volume 0,25% maior do que no ciclo agrícola anterior. A produtividade média das lavouras ficou em 8,48 toneladas por hectare. O Estado é o líder nacional em produtividade e segundo maior produtor de arroz do país, embora seja cultivado em apenas 93 municípios, com área plantada de aproximadamente 148 mil hectares.

A região sul é a maior produtora do Estado, com mais de 60% do total colhido. Massaranduba e Guaramirim estão entre os dez maiores municípios produtores de SC. A colheita da safra 2022/2023 começou no terceiro decêndio de janeiro e até terça-feira, a Cooperativa Juriti já tinha recebido em torno de 25% da safra dos associados, segundo o presidente Orlando Giovanella.

Ele considera a qualidade e a produtividade muito boas até agora, deixando os associados também satisfeitos. Outro bom motivo é o valor de abertura pago pela saca: R$ 80,00. Na safra anterior abriu com R$ 60,00. A colheita está acelerada, aproveitando o bom tempo, inclusive aos domingos.
A cooperativa está operando com duas centrais de descarga. Mesmo com a unidade de descarga dois, às margens da SC-108, na Área Industrial Zeferino Kuklinski, em operação, ainda existem filas, mas o giro é mais rápido, como observa o presidente Orlando. “Os caminhões ficam menos tempo no pátio”.

A capacidade passou de 33 a 35 mil sacas de arroz/dia de descarga para 55 a 60 mil sacas diárias. Mas, existe um fato curioso: as colheitadeiras existentes na região para o corte da safra têm praticamente o dobro da capacidade de recebimento pela cooperativa.

“Com plena carga de trabalho, as colheitadeiras podem cortar de 110 a 120 mil sacas por dia, o que é um volume bastante expressivo. A quantidade de máquinas se justifica pelo curto ciclo da colheita da safra. Com o arroz maduro, ele precisa ser colhido e transportado para secagem e armazenamento em poucos dias, por uma questão de segurança do produtor em relação a fatores climáticos adversos que podem comprometer toda uma safra”, aponta.

A concentração da colheita é durante 40 dias, aproximadamente, reduzindo posteriormente com o corte do arroz plantado mais tarde, ou de variedades de ciclos mais tardios.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x