Siga o JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região no Google
E veja as notícias de Jaraguá do Sul e região com destaque nas suas buscas.
Coronavírus: saiba como manter as mãos limpas sem ressecá-las
Com a indicação de lavagem frequente das mãos para impedir a propagação do novo coronavírus, especialistas também têm feito um esforço para lembrar a população de outro cuidado essencial: a hidratação da pele.
Lavar as mãos. A indicação é a mais repetida nas últimas semanas, afinal, encabeça a lista de atitude necessárias para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Mas, até esse ato de higiene pode trazer alguns problemas adicionais para a saúde.
A lavagem contínua resseca a pele, tornando a região esbranquiçada e áspera. Os mesmos efeitos ocorrem com o uso excessivo de álcool gel. Se não houver hidratação, além dessas queixas, também podem aumentar os números de casos de dermatites.
De acordo com a farmacêutica Alessandra Klein da Silva, as mãos precisam de cuidados, desde a forma correta de lavá-las até a hidratação frequente.
“A recomendação é evitar esfregar com muita força as mãos durante a limpeza com água e sabão para não remover as células ou lesionar a pele. Devemos intercalar a higienização com o uso de creme hidratante.
Pode ser o creme que tiver em casa ou uma fórmula específica para esta finalidade”, indica.
Leia mais:
Conteúdos em alta
- Dicas para manter os pets ativos e saudáveis na quarentena
- Jaraguá do Sul tem 19 casos descartados para coronavírus
- “Estou estarrecido”, diz Moisés sobre discurso de Bolsonaro
A profissional afirma que se a pessoa não possui um hidratante disponível, a dica é utilizar um produto versátil na culinária e cosmética: o óleo de coco.
“Ele repõe os lipídios e aumenta a imunidade da pele”, destaca. Outra orientação envolve usar o hidratante também antes de dormir. “Ao aplicar qualquer forma de hidratante à noite, a absorção na pele será maior devido ao tempo de sono”, salienta.
Segundo ela, quem já possui histórico de dermatites, principalmente a atópica, com lesão, coceira e avermelhamento da pele, tende a potencializar os sintomas devido ao uso continuado de sabonetes e álcool gel.
“Nesses casos, o ideal é buscar um produto no mercado específico para esse tipo de pele. Com um nível de hidratação maior, haverá menos irritação”, aconselha.
Além disso, as unhas merecem atenção. A indicação da farmacêutica é mantê-las curtas para não haver acúmulo de resíduos. Principalmente, no caso das mulheres, as cutículas também devem ser preservadas, retirando-se somente o excesso.
“A cutícula é um fator de proteção natural da pele, a remoção total pode ser um canal de abertura para que o vírus entre na pele”, encerra.