Brasil

Cuidado: novo golpe do falso funcionário de banco deixa correntistas no prejuízo

Entenda como funciona o golpe financeiro que mais tem causado vítimas no Brasil e saiba como se prevenir dele

09/02/2023

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) tem o “golpe da falsa central de atendimento” em primeiro lugar na sua lista de golpes financeiros que mais fazem vítimas. Para aplicar a fraude, os criminosos entram em contato com a pessoa e se passam por atendentes do banco.

Nos últimos meses, houve inúmeros relatos de indivíduos que sofreram o golpe do falso funcionário que se passa por atendente de uma instituição financeira. Confira a seguir como o golpista consegue roubar o dinheiro se passando por atendente do banco e saiba como se prevenir.

Como esse golpe financeiro é aplicado?

O criminoso entra em contato com o cliente do banco e finge ser um funcionário. Nas diversas situações, as vítimas contam que o contato pode ser estabelecido através de redes sociais como o Instagram ou por meio de ligações telefônicas.

Um cidadão de Minas Gerais teve R$ 2.800 debitado de sua conta bancária após um criminoso fingir ser atendente do banco Itaú. Na ação, o golpista informou o número do protocolo de atendimento.

Esse golpe aconteceu porque a vítima sentiu confiança em fornecer sua senha do banco. Mas em outros casos, o golpe foi aplicado mesmo sem o fornecimento da senha. Por isso, é necessário se proteger ao máximo caso receba uma ligação suspeita.

Geralmente esses funcionários falsos dizem que a conta da pessoa foi clonada ou invadida. Cada vez mais o golpe é melhor elaborado para que o indivíduo ganhe a confiança do golpista. Em alguns casos, eles chegam a fingir a transferência da ligação para outros setores.

Uma outra vítima teve o prejuízo de R$ 80 mil depois de baixar um aplicativo indicado na ligação. Eles alegaram que ao instalar o aplicativo, a suposta clonagem do cartão seria resolvida.

Porém, após algumas horas de ligação, a pessoa viu que sua conta estava sendo movimentada e recebeu a notificação de simulação de empréstimo. Nesse caso, não foi preciso fornecer a senha para que o golpe fosse aplicado, eles conseguiram retirar o montante da conta através do aplicativo instalado no celular.

Isso ocorreu porque através do aplicativo baixado pela vítima os criminosos conseguem ter acesso remoto à conta bancária. Com isso, eles conseguem realizar as transações financeiras e solicitar empréstimos.

Como se prevenir?

Após a repercussão do caso da vítima que perdeu R$ 80 mil, várias instituições financeiras fizeram alerta através de notas oficiais, avisando que não solicitam que seus clientes baixem nenhum aplicativo.

Além disso, o cliente não deve fornecer dados pessoais e muito menos informações de senha e número do cartão. Os erros de português em mensagens recebidas são um indício de que se trata de um golpe.

Não clique em qualquer link recebido através de e-mails ou mensagens. A comunicação com o banco se realiza sempre por meio dos canais oficiais de atendimento.

Quando o cliente acessar sua conta através do aplicativo ou do navegador web, deve sempre contar com os recursos de proteção de um antivírus. Jamais efetue pagamentos para que algum suposto serviço seja fornecido.

 

Conteúdo postado por  seucreditodigital

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Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

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