Siga o JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região no Google
E veja as notícias de Jaraguá do Sul e região com destaque nas suas buscas.
Curso pioneiro de manipulação e cortes de carnes em finalização
A capacitação foi direcionada aos profissionais que trabalham com manipulação e cortes de carnes nos estabelecimentos comerciais de Guaramirim. Ao todo foram 80 participantes que receberam as orientações de como manusear, manipular a carne, usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI), acondicionar o produto e higienizar o local de manipulação até o momento da venda.
Com orientação das acadêmicas formandas em medicina veterinária pela Universidade Federal de Santa Catarina, Karoline Silva de Camargo e Diana Helena Varela, a Prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou capacitação inédita na região do Vale do Itapocu. É o curso de manipulação e cortes de carnes de origem animal, idealizado pela Secretaria e executado pelo Grupo de Ensino e Pesquisa de Produtos de Origem Animal do IFSC.
A capacitação foi direcionada aos profissionais que trabalham com manipulação e cortes de carnes nos estabelecimentos comerciais de Guaramirim. Ao todo foram 80 participantes que receberam as orientações de como manusear, manipular a carne, usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI), acondicionar o produto e higienizar o local de manipulação até o momento da venda.
Todo o curso foi orientado e apresentado pelas formandas. Antes de iniciar as aulas, elas realizaram um levantamento nos 20 estabelecimentos que trabalham com a comercialização dos produtos de origem animal e apontaram possíveis erros, problemas e deficiências dos açougues, mercados, mercearias, entre outros.
Diante dos apontamentos feitos pelas futuras médicas veterinárias foi desenvolvido todo o conteúdo do curso. Foram quatro aulas, divididos em quatro turmas e envolveu mais de 80 profissionais. Conforme Karoline Silva de Camargo entre os principais problemas detectados na primeira verificação foram ausência de rastreabilidade da carne após o corte, organização de acondicionamento, manipulação de diferentes tipos de produtos num mesmo espaço e higienização de estabelecimentos.
Uma segunda visita em 14 locais verificou-se que muitos já realizaram as mudanças apontadas e os profissionais que realizaram o curso estão tomando todas as medidas de higiene necessárias.
Relatório vai apontar recomendações
Conteúdos em alta
O inspetor de produtos de origem animal da Secretaria de Agricultura, Rogério José dos Santos, comemora o resultado deste curso. “A intenção era mostrar e aperfeiçoar os profissionais sobre os cuidados no manuseio, manipulação, higiene e acondicionamento dos produtos. Acredito que cumprimos com o propósito”, diz.
Ele afirma que “esta é uma iniciativa única em toda a região. Muitos prefeitos e secretários de Agricultura estão nos procurando para oportunizar a capacitação em seus municípios. É Guaramirim sendo pioneira”.
As acadêmicas do curso de Medicina Veterinária do IFSC reiteram que após todas as visitas, que finalizam na sexta-feira (26), serão gerados relatórios e encaminhados para a Secretaria de Agricultura para realizar os acompanhamentos das alterações recomendadas. Já os alunos receberão certificados de participação.