Santa Catarina

Defesa Civil emite aviso para fortes rajadas de vento e alagamentos entre sexta-feira e sábado

O deslocamento do ciclone provoca rajadas de vento no sul do estado, com rajadas próximas dos 100 km/h em Bom Jardim da Serra e Siderópolis no início da manhã.

16/06/2023

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Nesta manhã desta sexta-feira (16), o ciclone extratropical se encontra no oceano, com seu centro entre os litorais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O aviso segue até a manhã de sábado (17) para o risco de fortes rajadas de vento.

O deslocamento do ciclone provoca rajadas de vento no sul do estado, com rajadas próximas dos 100 km/h em Bom Jardim da Serra e Siderópolis no início da manhã. Para as próximas horas, os ventos devem se intensificar nessas regiões e também nas áreas costeiras do Litoral Sul e da Grande Florianópolis.

Nas últimas 3 horas, os acumulados de chuva foram de 2,4 mm em São Joaquim e 1,2 m em Caibi. As temperaturas mínimas nesta manhã se encontram na casa dos 11°C no Grande Oeste e variam entre 15°C e 19°C no litoral.

O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos ventos e também aos deslizamentos, especialmente no extremo sul do estado. Já nas áreas em amarelo e verde, o risco é moderado e baixo.

 

Observação Marítima

Uma alteração nas marés provocada pela lua nova, e pelo ciclone próximo a costa catarinense, favorecem a elevação do nível do mar no Litoral Sul. Assim, há risco de alagamentos costeiros nesta sexta-feira (16), principalmente para os municípios de Passo de Torres, Balneário Rincão, Imbituba e Florianópolis, em especial para o Rio Tavares e a Av. da Saudade.

Recomendações da Defesa Civil:

  • Busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.
  • Proteja-se em local abrigado e distante das janelas
  • Cuidado com inclinação de postes e árvores
  • Aparecimento de rachaduras em muros ou paredes

Avisos e Alertas da Defesa Civil

Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina no seu celular, por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.

Em caso de emergência, ligue 199 para @defesacivilsc de seu município, 193 é o número do @cbmscoficial ou 190 para a @pmscoficial

 

Defesa Civil de Santa Catarina
Thuana Raimondi | ascom@defesacivil.sc.gov.br
Fone: (48) 9 9108-3538

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Notícias relacionadas

x