Geral

Defesa Civil monitora alerta para deslizamentos em Jaraguá do Sul

Nas últimas horas foram registrados três atendimentos, em três bairros distintos

07/12/2020

Por

Defesa Civil monitora alerta para deslizamentos em Jaraguá do Sul

A Defesa Civil de Jaraguá do Sul está monitorando o nível da chuva registrada nos últimos dias na cidade. Foram 49mm de precipitação registrados nas últimas horas, sendo que o acumulado dos últimos três dias já chegou a 121mm, requerendo atenção da comunidade e acionando o alerta para riscos de deslizamentos na cidade.

A situação está sendo monitorada pelos profissionais da Defesa Civil local.

Nas últimas horas, de acordo com o Diretor de Proteção e Defesa Civil, Hideraldo Colle, foram registrados três atendimentos, em três bairros distintos.

“Atendemos duas quedas de árvores, uma no bairro João Pessoa, na EMEB Machado de Assis (à esquerda) e outra no Chico de Paulo (à direita). Além disso, uma movimentação de terra foi registrada em uma casa no bairro Czerniewicz, na região da Tifa da Pólvora”, afirmou.

Leia mais:

Ele ainda ressalta que o risco de alagamentos e inundações está afastado, por ora, em Jaraguá do Sul, dado o volume de chuva registrado nos últimos três dias.

“Apesar dos registros consideráveis, hoje temos uma boa estrutura de drenagem pluvial e obras realizadas para minimizar os impactos dos temporais e chuvas constantes. Estamos monitorando os rios frequentemente e situação segue controlada”, disse Colle.

O gerente da Defesa Civil municipal, Marcelo Ludvichak, ainda ressalta a importância da manutenção constante dos sistemas de drenagem dos terrenos e dos imóveis, tendo em vista o volume de chuva esperado entre os meses de outubro e fevereiro na região.

“Esse tipo de manutenção preventiva, em muitos casos, evita alagamentos nas residências e deslizamentos de terra. Aliado aos trabalhos da Prefeitura, os cuidados dentro de casa são fundamentais para impedir acidentes”, pontuou.

P acionamento da Defesa Civil, pelo telefone 199, é recomendado em casos de inclinação de postes e árvores, movimentação de rochas e terra próximo de residências e aparecimento de rachaduras em muros e paredes. Em caso de tempestades com raios e ventos fortes, recomenda-se buscar abrigo longe de árvores, postes, placas, e de outros objetos que possam ser arremessados pela força do vento.

Em local abrigado, deve-se ficar longe de aparelhos eletrônicos, sendo o banheiro de alvenaria um local considerado seguro.

Notícias relacionadas

x