Jaraguá do Sul

Dengue – Aumento de casos reúne entidades para ação conjunta

Dengue: na última sexta-feira (19), ocorreu uma reunião para discutir estratégias de combate ao mosquito transmissor

20/02/2024

A prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, está intensificando as ações contra o Aedes aegypti. Na última sexta-feira (19), ocorreu uma reunião para discutir estratégias de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

 

Estiveram presentes representantes da Acijs, da CDL, da coordenadoria regional da Defesa Civil e da Secretaria de Saúde. No encontro também foram repassados os dados relativos à dengue.

 

dengue

A presidente da Acijs, Ana Clara Franzner Chiodini, disse que o primeiro passo é replicar a conscientização entre os colaboradores e áreas de atuação. “Sabíamos do problema, mas não da gravidade, da dimensão. Precisamos desenvolver ações e práticas efetivas no combate à doença e ao mosquito transmissor”, pontuou.

 

O presidente da CDL, Paulo Roberto Schwarz, disse que haverá uma mobilização entre os mais de 1,2 mil associados e os cerca de 12 mil colaboradores que atuam no comércio. “Teremos o dia “D” de combate ao mosquito transmissor da dengue. Estamos organizando uma reunião para tratar do assunto para que seja uma data marcante, pois se trata de algo muito sério que precisa da participação da comunidade local e regional”, enfatizou.

 

PREOCUPAÇÃO – O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, destacou que, dentre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a dengue é a que mais preocupa, pois além de sobrecarregar os leitos hospitalares, pode deixar os pacientes debilitados e afastá-los por vários dias do trabalho.

 

Já, em sua forma mais aguda, pode até levar à morte. Outro agravante se deve ao fato de que os focos do mosquito e os casos confirmados de dengue, aumentaram consideravelmente nos primeiros meses de 2024.

 

“Para se ter uma ideia, nos primeiros 45 dias de 2023, tivemos três casos confirmados de dengue, e agora, em 2024, já foram 54 casos. Destes, 30 contraídos dentro do município (autóctones).

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x