Região

Casos de dengue aumentaram 680% em Jaraguá somente este ano

A disseminação dos casos de dengue tem preocupado especialistas e governo

14/02/2024

O Brasil ultrapassou a marca dos 400 mil casos prováveis de dengue, de acordo com dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde, atualizados na sexta-feira (9/2). O total de casos chegou a 408.351 nas primeiras cinco semanas de 2024. O número representa um aumento de 337% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 93.298 casos.

 

A disseminação dos casos de dengue tem preocupado especialistas e governo. A doença está entre as mapeadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com potencial para se tornarem epidemias globais.

 

dengue

Casos de dengue aumentaram 680% em Jaraguá somente este ano

14
O mosquito transmissor do vírus da dengue é o Aedes aegypti. A principal forma de prevenção da doença é conter a proliferação desse vetor. Na região, a vigilância epidemiológica tem atuado forte na prevenção, mas é preciso muito mais, que a sociedade se engaje efetivamente na observação de locais que acumulam água, onde as larvas se desenvolvem.

 

Em Jaraguá do Sul, a Secretaria de Saúde reuniu no dia 9 os agentes de endemias para reforçar os esforços para conter a proliferação. Existe também uma ação regional diante do aumento de focos e de casos confirmados.

 

Conforme o secretário da Saúde, Alceu Moretti, é necessário a participação da comunidade para frear esse avanço. Joinville já registrou óbitos. De janeiro até o dia 7 de fevereiro, o aumento de casos, em Jaraguá do Sul, cresceu 680%.

 

“Tivemos este ano 198 notificações para dengue, sendo 41 confirmados. Dezesseis deles são autóctones, ou seja, contraídos em Jaraguá. Isto mostra que existe a contaminação dentro do município. “Estamos agindo direto no problema, mas é preciso que todos estejamos juntos nessa luta”, pondera.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Notícias relacionadas

x