Santa Catarina

Deputado Vicente cobra por vacina contra dengue na rede pública

O imunizante japonês já foi liberado pela Anvisa, mas está disponível apenas para venda em clínicas privadas

10/08/2023

Santa Catarina já contabiliza mais casos de dengue do que o registrado em todo o ano passado, com 98 mil casos confirmados. No Brasil já são cerca de 1,3 milhão de pessoas contaminadas com o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegyptii. Diante da grave situação, o deputado Vicente Caropreso faz um apelo ao Ministério da Saúde para disponibilizar à população a vacina contra a dengue “Qdenga” no Sistema Único de Saúde (SUS).

O imunizante japonês já foi liberado pela Anvisa, mas está disponível apenas para venda em clínicas privadas, onde são comercializados a valores superiores a R$ 400,00. Uma moção do parlamentar com esse objetivo foi aprovada na Assembleia Legislativa na terça-feira (8) e será encaminhada à ministra da Saúde, Nísia Verônica Trindade Lima.

“Se existe vacina, ela precisa chegar a todos. Vivemos um drama de saúde pública com a proliferação de casos de dengue em todo o Brasil. Somos um dos países com maior nível epidêmico do mundo.  Em Santa Catarina,151 municípios têm quadro de infestação do mosquito. São 90 mortes só neste ano. É urgente que o governo federal agilize o processo de incorporação da vacina contra a dengue no SUS e faça a distribuição”, defendeu o parlamentar.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x