Saúde

Dermatologistas farão mutirão no sábado contra o câncer de pele

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o exame dermatológico anualmente.

29/11/2022

Santa Catarina é o estado com maior concentração de câncer de pele do Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer. A incidência no Estado se dá, entre outros fatores, pelo fato de a maior parte da população ser branca, fator que aumenta riscos de desenvolver a doença pela menor presença de melanina no corpo. Com a chegada do verão, as praias de Santa Catarina ficam lotadas, e usar apenas o protetor solar pode não ser o suficiente.
Durante o último mês do ano, dermatologistas conscientizam para os riscos do câncer durante o verão, com o propósito de chamar a atenção da população para alguns sinais. “Tendo uma ferida, uma espinha que nunca cicatriza, um sinal que mudou, que começou a coçar ou sangrar, essa lesão pode sim ser um câncer, mesmo que esteja há muito tempo” — ressaltou Rigatti.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia promove no dia 3 de dezembro, sábado, um mutirão para pessoas que tenham essa suspeita. Em Santa Catarina, sete cidades terão pontos de atendimento gratuito, onde será indicado o devido tratamento. Em Jaraguá do Sul, será no Centro Vida, iniciando às 9 horas até as 15 horas.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o exame dermatológico anualmente, principalmente os pacientes com maior risco de surgimento de câncer de pele como exposição solar prolongada previa ou atual, histórico pessoal ou familiar de câncer de pele, pessoas de pele clara, com sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros.
Também é recomendado àquelas pessoas que fazem uso de câmaras de bronzeamento artificial, têm histórico de queimaduras solares e pacientes com muitas pintas.
A mensagem central da campanha do Dezembro Laranja 2022: “Não espere até sentir na pele”. Os procedimentos são gratuitos e presenciais.

foto11
reprodução

Notícias relacionadas

x