Nacional

Dia Mundial da Doação de Leite Humano reforça importância do aleitamento

Um frasco de leite materno pode ajudar a alimentar até dez bebês

19/05/2022

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Dia Mundial da Doação de Leite Humano reforça importância do aleitamento

Elza Fiuza

Nesta quinta-feira (19), é o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. A data é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno e chama a atenção para a importância da doação de leite para os Bancos de Leite Humano (BLH). 

O BLH é um serviço especializado em oferecer ações de apoio, proteção e promoção ao aleitamento materno, dedicando-se à assistência das mães e bebês durante o processo de amamentação. 

Além disso, também faz atividades de coleta, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite materno doado voluntariamente por mães. 

Normalmente o leite doado é usado por bebês prematuros que têm dificuldades de sugar o leite e por estarem, muitas vezes, em uma incubadora, mas também é usado para alimentar outras crianças internadas que, por algum motivo, não podem ser amamentadas diretamente no seio materno. 

A doação de leite pode ser feita por mães saudáveis que estejam amamentando seus filhos. Elas devem apresentar produção láctea maior do que as necessidades do próprio bebê. Um frasco de leite materno pode ajudar a alimentar até dez bebês. 

“O leite materno protege contra infecções importantes e evita que crianças prematuras  tenham complicações, e traz diversos benefícios para os bebês prematuros e de uma forma geral. Mas, em especial para os bebês de risco que estão mais propensos ao óbito, por conta da fragilidade em que se encontram”, disse a coordenadora do Centro de Aleitamento e Banco de Leite da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp),  professora Kelly Pereira Coca. 

O banco de leite do hospital Jaraguá, de Jaraguá do Sul, distribuiu 570 litros de leite humano no ano passado, beneficiando 508 bebês internados na maternidade. 

Como doar 

O primeiro passo é entrar em contato com o BLH mais próximo para receber as primeiras instruções do processo de doação de leite humano. 

As mamães lactantes da região de Jaraguá do Sul podem entrar em contato com o BLH do hospital Jaraguá pelos números (47) 3274- 3053 e (47) 9 9992 6197 – WhatsApp.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp! 

Notícias relacionadas

x