Saúde

Dive divulga novas orientações para isolamento em SC

De acordo com o órgão, as alterações seguem os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde

03/02/2022

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) divulgou ontem (2), novas orientações para o isolamento e quarentena de casos e contatos de Covid-19 em Santa Catarina. De acordo com o órgão, as alterações seguem os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Segundo o superintendente da Dive, Eduardo Macário, as regras foram alteradas após uma diminuição do tempo de transmissão do vírus.

“Nunca devemos normalizar a Covid. As medidas de isolamento servem para avisar as pessoas que o coronavírus é uma doença séria, em que temos, atualmente, mais de 80 mil casos ativos no Estado e pessoas sem esquema vacinal completo morrendo e sendo hospitalizadas”, disse.

Todos os casos suspeitos ou confirmados de covid-19 deverão adotar as seguintes medidas adicionais de precaução por um período de até dez dias completos:

  • Uso de máscara, preferencialmente cirúrgica ou PFF2/N95, tanto em casa quanto em lugares públicos;
  • Evitar contato com pessoas em grupo de risco e locais com aglomeração como o transporte público, por exemplo, ou lugares sem condições de manter distanciamento físico;
  • Não frequentar locais onde será preciso retirar a máscara do rosto, como bares e restaurantes, por exemplo;
  • Evitar comer ou fazer atividades que obriguem a retirada da máscara próximo de outras pessoas;
  • Não viajar durante o período de dez dias após o primeiro sintoma.

Pacientes assintomáticos:

Pessoas assintomáticas que positivaram para a covid-19 e seguem sem sintomas podem terminar o isolamento no 5º dia após o primeiro exame, caso refaçam o teste e recebam resultado negativo para a doença. O paciente também deve estar sem febre há pelo menos 24 horas e sem a utilização de antitérmicos.

Em caso positivo, é preciso realizar a quarentena até o décimo dia. Pessoas sem acesso ao teste, e sem sintomas, devem ficar em isolamento por sete dias.

Casos suspeitos ou que tiveram contato com positivados:

Os casos suspeitos, que apresentem sintomas, devem procurar fazer o teste. Caso não haja acesso ao exame, é preciso ficar em quarentena por dez dias.

Pessoas que tiveram contato com positivados e estejam sem sintomas devem permanecer em isolamento por dez dias, se não tiverem aceso ao exame.

Com o teste negativo obtido a partir do quinto dia após o contato com o positivado, é possível sair do isolamento no sétimo dia.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x