Dívidas do Fies poderão ser renegociadas a partir deste sábado (1º)
Segundo o Ministério da Educação (MEC), cerca de 160 mil pessoas poderão ser beneficiadas.
A partir deste sábado (1º), estudantes com contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) assinados a partir de 2018 poderão renegociar suas dívidas diretamente com a Caixa Econômica Federal. O prazo para adesão vai até dezembro de 2026.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), cerca de 160 mil pessoas poderão ser beneficiadas. Juntas, essas dívidas somam R$ 1,8 bilhão em saldo devedor.
Novo modelo permite parcelamento em até 15 anos
A renegociação será feita digitalmente, pelo app Fies Caixa ou pelo site da Caixa. O acordo será formalizado por um termo aditivo ao contrato original e requer consentimento do estudante e de seus fiadores.
A nova modalidade permite o parcelamento em até 180 meses (15 anos), com perdão de 100% dos juros e multas. A parcela mínima será de R$ 200, exceto para dívidas inferiores.
Quem pode aderir à renegociação?
Podem solicitar o acordo os estudantes que:
- tenham contratos firmados a partir de 2018;
- já estejam na fase de amortização (pagamento);
- estejam inadimplentes há mais de 90 dias desde 31 de julho de 2025.
Como isso impacta sua vida?
Esta é uma oportunidade concreta de limpar o nome, voltar a acessar crédito e reorganizar a vida financeira. É também um incentivo para que ex-alunos regularizem a situação e evitem mais restrições.
Conteúdos em alta
Agência Brasil
A Agência Brasil é a agência de notícias pública do país. Produz conteúdo jornalístico de interesse nacional, regional e internacional, sempre com informação confiável e gratuita.