Jaraguá do Sul

Doces de Jaraguá no mapa de projeto cultural: foco em receitas germânicas

Doces de Jaraguá no mapa – Quarta cidade a entrar no circuito do projeto cultural que mapeia receitas tradicionais em regiões de forte colonização germânica

01/03/2024

Doces de Jaraguá no mapa – Quarta cidade a entrar no circuito do projeto cultural que mapeia receitas tradicionais em regiões de forte colonização germânica, Jaraguá do Sul terá dois estabelecimentos visitados pela equipe que está à frente do levantamento. A passagem pelo município está marcada para o dia 5 de março.

 

O time liderado pela coordenadora técnica Helga Tytlik vai conhecer de perto como se dá a produção de dois carros-chefes da doçaria germânica: a torta de queijinho e o apfelstrüdel.

 

doce

Doces de Jaraguá no mapa de projeto cultural: foco em receitas germânicas

A torta de queijinho, inspirada na receita original da chamada “quarktorte”, é servida na Casa Rux, no Rio da Luz, conhecido estabelecimento local onde a sexta geração da família Rux serve um disputado café colonial nos fins de semana. Construída em 1915, em estilo enxaimel, a casa foi tombada em 2007.

 

Segundo os empreendedores, a família costumava preparar a torta de queijo em ocasiões especiais, como aniversários e Natal, e a receita era muito difundida entre os imigrantes.

 

Também no saboroso capítulo dos doces, a outra receita selecionada em Jaraguá do Sul é a do strudel de maçã, ou apfelstrüdel, de origem austro-húngara e bastante requisitado na região. O doce dá nome ao Café Colonial Strudelhaus, também contemplado pelo projeto. Fica no Rio Cerro II.

 

Até julho, dez municípios com marcada colonização originária de países como Alemanha, Áustria e Suíça serão visitados, totalizando vinte iguarias.

 

Um ingrediente de cada prato fará parte do mapeamento ilustrado da cadeia produtiva, para identificar onde, como e por quem é elaborado.
Toda a pesquisa será divulgada em um site próprio, além do lançamento de um livro (impresso e digital) contemplando histórias e curiosidades recolhidas entre os produtores e de um documentário.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x