Segurança | 30/11/2022 | Atualizado em: 30/11/22 ás 11:21

Drenagem e saneamento evitam deslizamentos causados por chuvas, diz especialista

O professor de engenharia Mauricio Erlich afirmou que é preciso “vontade política” para minimizar danos

PUBLICIDADE
Drenagem e saneamento evitam deslizamentos causados por chuvas, diz especialista

A temporada de chuvas mal começou, mas já causa danos no Paraná, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo.

Equipes ainda buscam desaparecidos em um deslizamento de terra na BR-376 que soterrou 20 veículos e deixou ao menos 2 mortos.

À CNN Rádio, o professor de engenharia da UFRJ Mauricio Erlich explicou que as mudanças climáticas alteram o comportamento das chuvas.

“As chuvas são mais concentradas, mais fortes em determinado lugar do que no passado, o que gera problemas para encostas e causa inundação.”

Segundo ele, a solução passa por uma série de medidas que devem ser adotadas, como ações pela drenagem e o próprio saneamento básico.

“A cada litro na encosta é uma massa extra de um quilo, a entrada de água na encosta diminui a resistência e aumenta a carga, por isso há deslizamentos frequentes”, explicou.

Para o professor, “a questão da drenagem é fundamental”, para evitar que a água entre, e haja favorecimento da saída da água infiltrada.

Ao mesmo tempo, o saneamento é importante porque “se não há coleta de esgoto, a água infiltra o terreno como se fosse uma chuva que funciona o ano inteiro.”

Erlich reforça que para implementar essas medidas é preciso que haja vontade política.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal
PUBLICIDADE
Mais desse autor Ver todos
Mais desse tópico Ver todos
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
wesdev.com.br