Colunas

Educação 5.0

A Educação não pode se distanciar do desenvolvimento tecnológico e econômico da sociedade. Também não se tem uma educação de sucesso sem a parceria da família.

18/08/2021

Por

Professor Pesquisador, Mestre em Educação, Especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior, Historiador e Pedagogo. Entusiasta da Educação

Educação 5.0

Educação 5.0 X Educação 4.0

A Educação 5.0 não elimina a 4.0. O que ela faz é dar uma continuidade, uma evolução sobre esse olhar. Então, para você relembrar, na Educação 4.0 temos a tecnologia em papel de destaque na sala de aula; o entendimento de que o aluno precisa ser preparado para atividades que uma máquina não consegue fazer; o foco em conhecimentos digitais, matemáticos e lógicos; o empreendedorismo; o aprendizado colaborativo; e o protagonismo do aluno.

Educação 5.0

Na Educação 5.0, todos esses elementos se mantêm, mas outros entram em cena também. As competências socioemocionais surgem como um importante pilar a ser trabalhado em conjunto com os outros. A ideia de colaboração ganha uma dimensão mais elevada, indo além do aprendizado colaborativo entre colegas e se estendendo também para o aprendizado com foco na colaboração com a comunidade e com a sociedade de uma forma geral. 

Educação 5.0 X Sociedade 5.0

As mudanças na educação são sempre uma resposta aos anseios da sociedade. Assim foi com a Educação 4.0, que estava em sintonia com os conceitos de Indústria 4.0 ou 4ª Revolução Industrial. Da mesma forma, a Educação 5.0 está alinhada com a Sociedade 5.0. O conceito de Sociedade 5.0 surgiu no Japão em 2016, e seu principal objetivo é utilizar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A proposta é de que recursos como robótica e inteligência artificial possam ser integrados à áreas mais humanas, como gestão de pessoas, por exemplo.

Sustentabilidade

Nesse cenário, temos o digital convivendo de forma harmônica com o físico. Os recursos visam então tornar a vida das pessoas mais fácil, menos estressante, mais segura, mais saudável e menos danosa ao meio ambiente. Em suma, a tecnologia visa ajudar as pessoas a serem mais felizes. Um exemplo prático da aplicação da tecnologia em prol do bem-estar social são as cidades inteligentes. Elas usam a tecnologia para aumentar a qualidade, desempenho e interatividade dos serviços urbanos.

Ecossistema escolar

Para o desenvolvimento da Educação 5.0, a escola pode olhar para o próprio ecossistema escolar em que ela está inserida. A comunidade do entorno da escola, ou mesmo ONGs da região, podem ser o foco de projetos criados pelos alunos. Assim, os estudantes terão chances reais de contribuir com a identificação de problemas, a busca ativa por soluções e, ao mesmo tempo, trabalhar diversas soft skills.

 Famílias dos alunos 

Também fazem parte do ecossistema escolar, e é importante envolvê-las com a escola e a educação dos filhos. Pesquisas já mostraram que o desenvolvimento do aluno é favorecido quando há essa participação dos pais. E como estamos falando de trabalhar competências socioemocionais, esse engajamento das famílias ganha ainda mais importância. 

Notícias relacionadas

x