Educação

Educação de Massaranduba comemora os resultados do Ideb de 2019

Em relação a região do Vale do Itapocu as escolas municipais tiveram a segunda maior média, ficando atrás apenas de Jaraguá do Sul.

18/09/2020

Por

Educação de Massaranduba comemora os resultados do Ideb de 2019

Mais uma vez o município tem números acima das médias nacional e estadual do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para os anos iniciais do ensino fundamental a média alcançada pelas escolas municipais ficou com a nota 6.8, contra 6.5 da média do Estado de Santa Catarina e 5.9 do Brasil. Isto mostra que a educação de Massaranduba está com níveis elevados de ensino.

Leia mais:

Em relação a região do Vale do Itapocu as escolas municipais tiveram a segunda maior média, ficando atrás apenas de Jaraguá do Sul.

Para os anos finais do ensino fundamental o município obteve a média de 5.8, um aumento em relação ao ano de 2017 e entrando entre as 15 melhores de Santa Catarina.

Comparando com números nacionais a média das escolas municipais massarandubense evidencia ainda mais a diferença, com praticamente dois pontos acima (Brasil média 4.9). No Estado de Santa Catarina a média alcançada foi de 5.1.

O secretário de Educação, Cristiano Rodolfo Tironi, comemora os resultados e projeta os próximos anos: “Ficamos felizes com o desempenho de nossas escolas, isto mostra que os massarandubenses possuem uma educação de qualidade. Porém, observo que ainda há muito a melhorar. Além de notas, buscamos alinhar o gosto do aprender dos estudantes, tornando a educação mais viva e a aprendizagem mais efetiva. Acreditamos que seja importante fazer um alinhamento do ensino efetivo com estas avaliações externas promovidas pelo Governo Federal, assim, Massaranduba poderia se destacar ainda mais”, acredita.

Secretário acredita que números devam crescer mais

De acordo com o professor Tironi, a Secretaria de Educação está em processo de organização de documentos para dar mais ênfase a todo o processo educacional. Até o final deste ano, serão entregues as Diretrizes Municipais de Educação para o ensino fundamental e a Política Municipal de Alfabetização para as turmas de pré-escola, 1º e 2º anos.

A Secretaria acredita que com estes documentos postos em prática além de algumas parcerias que vem sendo estudadas, os números da educação de Massaranduba cresçam ainda mais.

Índices do Ideb mostram evolução na rede municipal de ensino

Os resultados do Ideb 2019 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foram divulgados na manhã desta terça-feira (15) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ligado ao Ministério da Educação. Em Jaraguá do Sul, a rede municipal melhorou os índices em relação a 2017 (a avaliação ocorre a cada dois anos).

Do 1º ao 5º anos, chamados de anos iniciais, a rede conquistou 7.2, ou 0.1 acima de 2017. Nesta faixa, a Escola Jonas Alves de Souza (Tifa Martins) alcançou 7.9, seguida pelas Escolas Cristina Marcatto (Jaraguá Esquerdo) e Anna Töwe Nagel (Chico de Paulo) com índice de 7.8, sendo destaques as Escolas Anna Nagel e Cristina Marcatto (6.6) e Waldemar Schmitz (Ilha da Figueira) com 6.5 de índice.

Em cinco avaliações, houve um salto no Ideb em Jaraguá do Sul. Em 2011 foi 6.1 e em 2019 (7.2), quanto a meta do MEC era 6.5, isto para os anos iniciais. Nos anos finais 5.4 (em 2011) e 5.9 (2019). A média nacional foi de 4.9.

Notícias relacionadas

x