Sem categoria

EDUCAÇÃO MASSARANDUBA

Saiba mais:

15/06/2023

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Escola Ministro Pedro Aleixo

========================

 

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

 

No dia 18 de abril os alunos do 4º ano C da professora Ana Paula comemoraram o Dia Nacional do Livro Infantil realizando contações de histórias para as turmas do 1º, 2º e 3º ano no horário do recreio. A atividade tinha como objetivos desenvolver a imaginação, a criatividade, o gosto pela leitura e pela linguagem, além da socialização.

 

PALESTRA SOBRE OS ODS NA PRÁTICA

 

No dia 25 de maio, as turmas do 4ºA ( Profª Nilca), 4ºC (Profª Ana Paula), 5ºAB (Profª Carolina), tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre os ODS ( Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) com a responsável pelo setor da Educação Ambiental do município, Lilian Fernanda Sfendrych Gonçalves, que apresentou para os alunos as metas que devem ser alcançadas até 2030, pois ser um humano sustentável é viver de maneira que atenda às nossas necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades.

Isso implica em equilibrar os três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. Isso pode ser alcançado por meio de escolhas conscientes e sustentáveis em relação ao consumo, uso de recursos, transporte, alimentação e outros aspectos da vida cotidiana.

 

 

EMPREENDEDORISMO SEGUE ENCANTANDO

 

Com o objetivo de desenvolver a disposição para o empreendedorismo nas turmas dos 4ºABC e 5º AB, a fim de formar pessoas visionárias, que saibam tomar decisões de maneira equilibrada e façam a diferença na sociedade em que atuam e para isso as turmas se reúnem quinzenalmente para realizar as atividades dos Livros da Coleção Futuro Empreendedor (escritora Cristina Marques). Os volumes 1-2-3 já foram estudados.

 

Volume 1: O SONHO GANHA FORMA, os alunos conheceram histórias inspiradoras de ex-alunos que hoje são empreendedores.

 

Volume 2: PREPARANDO-SE PARA A AVENTURA, os alunos conheceram as etapas de um planejamento para a realização de um sonho.

 

 

Volume 3: NO CAMINHO DA AVENTURA, destaca a importância de vivermos intensamente, mas com equilíbrio, e aproveitarmos bem os momentos positivos do empreendedorismo, pois eles energizam e dão motivação aos empreendedores e assim os estudantes criaram folder do nosso passeio ciclístico que deverá acontecer em outubro.

 

Autobiografia 

 

Com o objetivo de praticar a produção textual durante as aulas de Língua Portuguesa os alunos do 6ª e 7ª, sob orientação da professora Dayana Siewerdt, elaboraram uma autobiografia para o Dia da Família realizado na instituição no dia 29 de abril. Foi uma atividade bem interessante para a data em questão já que os pais tiveram a oportunidade de ler a história dos próprios filhos contada por eles mesmos.

 

 

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA 2023

 

Dia 29 de abril foi um dia muito significativo para as famílias e funcionários da Escola Pedro Aleixo. O Dia da Família na Escola. As famílias foram recepcionadas com uma mensagem de Paz por meio da lenda dos 1000 Tsurus, pois a lenda diz que se a pessoa dobrar mil origamis de Tsurus, com a mente direcionada para uma necessidade, garante o desejo realizado. Também foi ofertado um delicioso café e uma mini feira de livros com a parceria da OPA Papelaria. Esse momento foi finalizado com uma dança circular que envolveu todas as famílias e a brincadeira do balão, que representava a família e cada uma tinha que proteger a sua. Foi uma manhã especial com pessoas especiais. Agradecemos a todos que participaram desse momento único. Foi lindo!

 

 

DIA DA MATA ATLÂNTICA

 

Para comemorar o Dia da Mata Atlântica que foi dia 27 de maio, as turmas dos 6º anos, na aula de Geografia sob a orientação da professora Franscielle Denise Jäger aprenderam sobre a importância da Mata Atlântica como um ecossistema rico e diversificado. Os objetivos foram de conscientizar sobre a necessidade de preservar e conservar a Mata Atlântica e estimular a criatividade e a participação dos estudantes por meio de atividades práticas.

 

 

AMIGOS FAZEM A DIFERENÇA!

 

A ação solidária promovida pelo Grêmio Estudantil Nova Geração em prol de uma estudante que faz tratamento de saúde, foi um sucesso. O valor arrecadado foi entregue para o responsável. Os alunos do Grêmio Estudantil também receberam a visita da aluna nas dependências da escola.

 

A RECICLAGEM TRANSFORMA!

 

O Grêmio Estudantil Nova Geração também está realizando a campanha de arrecadação de latinhas, onde o valor arrecadado com as vendas será revertido para atividades especiais na semana da criança.

 

 

SOLIDARIEDADE UM ATO QUE AQUECE!

 

O Grêmio Estudantil Nova Geração realizou dia 6 de maio o sábado solidário para a distribuição das roupas, calçados arrecadados na ação “Solidariedade um ato que aquece”. 

 

 

Festa junina

 

É com grande alegria que o Grêmio Estudantil da Escola M.E.F. Ministro Pedro Aleixo convida a todos vocês para a nossa tradicional Festa Junina, que acontecerá no dia 24/06/2023, com início às 15 horas e será no espaço escolar! Preparem-se para uma festa repleta de diversão como a pescaria e o show de prêmios da roça, música, danças típicas, muitas guloseimas deliciosas, pastel, cachorro-quente, pinhão, quentão e muito mais. Contamos com a presença de todos os estudantes, familiares e amigos para tornar essa festa ainda mais linda e inesquecível. Venham se divertir conosco!

 

 

Semana do meio ambiente 

 

As turmas dos 9º anos A e B e 8º anos A e B, juntamente com a professora Juliana, de Língua Portuguesa, também celebraram a Semana Mundial do Meio Ambiente com desenhos coletivos que foram utilizados na decoração das portas das salas de aula. Além de conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação do meio ambiente, os trabalhos contribuíram para embelezar a escola.

 

 

Palestras da polícia militar ambiental na semana do meio ambiente 

 

Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, no dia 5, a 2ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental realizou palestras na Escola Pedro Aleixo, para alunos do 5º e 6º anos sobre a importância da proteção das nossas florestas.

Os alunos puderam conhecer os problemas ambientais mais comuns no município e como os jovens podem ajudar a preveni-los. O evento ainda teve a visita do mascote da educação ambiental da cidade, o gato do mato Ambi.

 

 

Memórias da História da Construção do nosso município

 

Era uma vez e hoje é realidade. E assim nasceu esse município maravilhoso que conhecemos hoje e vivemos. Foi através desse contexto que a turma do 3º ano “A” contou, dramatizou e cantou apresentando de forma fabulosa o processo histórico de formação do nosso município. Nesse enredo contamos com a participação de Leonardo Sasse fazendo o papel de narrador, Gabrielly Zenevisch na organização de imagem e som. Também contamos com a participação da turma do 3º ano “B” para nos auxiliar nas músicas. Através do registro fotográfico deixamos registrado um pouco desse aprendizado. Turma: 3º ano “A” – Professora: Tania Maria Ranghetti Sasse

 

 

Empreendedorismo – O dia-a-dia de um empreendedor rural

 

Com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes para o empreendedorismo, as turmas do 3º ano “A” e “B” das professoras Rosemeri e Tania realizaram uma viagem de estudos à localidade do Treze de Maio Baixo, onde está situado “Os Leiteiros de La Matina”. Trabalhar esse tipo de atividade possibilita aos estudantes desenvolver percepção de conhecimento em todos os aspectos estimulando o pensamento inovador, prático e pensamento crítico. Nessa oportunidade foram contextualizadas atividades interdisciplinares ao estudo do município com aspectos a área rural e urbana. Turmas: 3º ano “A” e “B” – Professoras: Rosemeri T. Zenevisch e Tania Mª Ranghetti Sasse

 

 

===========================

CEI Mundo Infantil

===========================

 

ABELHAS SÃO ESSENCIAIS PARA O EQUILÍBRIO AMBIENTAL

 

No dia 20 de maio comemora-se o dia mundial da Abelha, estabelecido pela ONU (Organizações das Nações Unidas). Durante os dias próximos a data as professoras das turmas realizaram atividades que proporcionaram as crianças saberes sobre a importância das abelhas para o equilíbrio ambiental. Foram feitos contações de histórias, vídeos educativos e confecção de abelhas para exposição na entrada no CEI. Foram momentos de muita aprendizagem.

 

 

SEMANA DA LITERATURA

 

Entre os dias 15 a 22 de maio ocorreu no CEI Mundo Infantil a Semana da Literatura. Nela tivemos diversas apresentações artísticas envolvendo professores e auxiliares de salas, feira do livro em parceria com a OPA Papelaria e ainda contações de histórias encenadas pela Senhora Sorriso, com o apoio da Cooperativa Viacredi. Hoje a dimensão da literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo. Quando a criança ouve uma história é capaz de comentar, indagar, duvidar ou discutir sobre ela, assim realiza uma interação verbal. O contato com os livros, apresentações é uma vivência positiva para o desenvolvimento das crianças. Essa prática estimula a memória, ajuda nas descobertas de habilidades, agregando conhecimento e produzindo conceitos significativos no desenvolvimento de ensino e aprendizado.

 

 

LITERATURA DENTRO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

A literatura na educação infantil faz-se uma porta de entrada muito importante para o universo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Buscamos entender muito bem o quanto é importante incluir esse tema dentro da educação infantil, despertando a curiosidade, entender e lidar com suas emoções, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral e desenvolvimento da atenção da criança. A professora Elisangela, juntamente com a auxiliar de sala Gabriela, da turma do Berçário Misto vespertino inclui em todos os seus planejamentos, em um dia da semana uma atividade dentro da Literatura, sendo elas: contação de história, disponibilização de livros de contos infantis, entre outras que contribuem e promovem aos bebês esse contato direto dentro desse mundo fantástico que é a Literatura.

 

 

ESTIMULAÇÃO SENSORIAL

 

A professora Jéssica, em parceria com a auxiliar de sala Fernanda, desenvolveram na turma do berçário misto matutino, atividades que estimularam o tato, desenvolvimento motor, percepção sensorial e interação entre os demais. Com o apoio das mãos e dos pés, elas conseguem sentir vários tipos de texturas, materiais e formas. As atividades com gelo e tapete sensorial proporcionaram momentos de diversão e muito aprendizado. 

 

 

EXPLORANDO A NATUREZA, DESPERTANDO CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

 

É fundamental oportunizar as crianças aprendizagens que despertam a consciência ambiental na educação infantil, formando valores positivos, desenvolvendo habilidades cognitivas e promovendo ações práticas que beneficiem o planeta. A turma do maternal misto juntamente de suas professoras Nilca Janaina Faes Bramorski, Roseli Ronchi, auxiliares de sala Bruna Moreira e Deyse Machado Bastos abordaram o tema e realizaram atividades com uma grande relevância de ensino e aprendizagem. Permitindo o manuseio e exploração de diferentes elementos da natureza, contribuindo para a coordenação motora.  Nas atividades foram utilizados diversos materiais, como: papel, papelão e diferentes tipos de terra.

 

O MUNDO MÁGICO DOS SONS 

 

A musicalização na educação infantil é uma abordagem educacional que utiliza a música como ferramenta principal para o desenvolvimento das crianças. Ela busca estimular e promover o desenvolvimento de habilidades musicais, cognitivas, motoras, afetivas e sociais das crianças.

É importante ressaltar que a musicalização na educação infantil não se trata apenas de ensinar música, mas sim de proporcionar um ambiente rico em estímulos musicais, onde as crianças possam vivenciar e experimentar a música de forma lúdica e prazerosa. E dessa forma, nas aulas de musicalização das Professoras Claudia e Maiara, juntamente com as auxiliares Morgana, Liziane e Rafaela, realizaram práticas educativas, onde experienciaram a vivência musical, através de canções, brincadeiras musicais, jogos, interações, desfrutando de um amplo repertório de movimentos, gestos e sons, utilizando de diversos recursos e estratégias lúdicas.

 

 

==============================

CEI Alvino Vegini

==============================

 

Pré – Escolar: Caminho Feliz (Turma Pré: I)

 

Para contribuir no desenvolvimento da motricidade fina é oportunizar a criança a manipular os mais variados tipos de materiais. Uma das atividades desenvolvidas com as crianças, foi recortar canudinhos de refrigerante de várias cores e colocar no palito de espetinho. 

Ao realizar essa atividade exploramos as cores, quantidade e contagem, contribuiu para aprimorar a concentração e a musculatura dos dedos e mãos, para assim aperfeiçoar a habilidade de escrever e desenhar.

 

 

Um mundo de sensações 

 

A turminha do Berçário, juntamente com as professoras Eliane C. V. Ranghetti e Maira A. D. Vinter e professoras auxiliares Maria E. Stringari e Andrea S. Deretti desenvolveram um projeto sobre os sentidos. Sabendo que o desenvolvimento das crianças depende das oportunidades de aprendizagem oferecidas pelo mundo que a cerca o Projeto Sensações um mundo a ser descoberto teve como objetivo principal proporcionar um aprendizado sobre as sensações através de atividades lúdicas e prazerosas que possibilitem a descoberta de sensações boas e agradáveis e também desagradáveis provocando, assim, o conhecimento, os limites e as possibilidades do nosso próprio corpo. 

Dentre todas as atividades desenvolvidas e as experiências realizadas os bebês puderam explorar os espaços, materiais sentindo em seu corpo sensações e criando assim memórias e aprendizagem que levará para toda a sua vida. Pré – Escolar: Caminho Feliz (Turma Pré: II)

 

 

Brincar e Aprender

 

Tendo em vista que através da ludicidade a criança se desenvolve de forma integral nos aspectos físicos, social, cultural, afetivo, bem como adquire autonomia, habilidades e valores, partindo desse princípio e considerando que na Educação Infantil o aprendizado ocorre de forma lúdica, a proposta foi confeccionar o jogo da velha com materiais descartáveis, para assim realizar atividades que desenvolvam as habilidades matemáticas e o reaproveitamento de materiais já descartados.

 

 

11 anos de CEI ALVINO VEGINI

 

No dia 4 de junho o Centro de Educação Infantil Alvino Vegini completou seus 11 anos de funcionamento.

Um pouco da sua história… 

No ano de 2009, com o desenvolvimento da comunidade sentiu-se uma nova necessidade e inúmeros pedidos foram feitos ao prefeito municipal da época a implantação de um Centro de Educação Infantil na comunidade. O prefeito demonstrou concordância com os pedidos e no dia 26 de maio de 2012, foi inaugurado o Centro de Educação Infantil Alvino Vegini. 

No dia 4 de junho de 2012 iniciou-se o atendimento para as crianças. Foram matriculadas naquele ano 48 crianças na faixa etária de 4 meses a 5 anos, ou seja, o CEI atendia e atende juntamente com o Pré-escolar Caminho Feliz. 

O CEI Alvino Vegini é caracterizado pela comunidade e visitantes como um CEI “pequeno e aconchegante”.  Hoje vem atendendo 88 crianças que estão distribuídas em cinco turmas: Berçário (atende crianças na faixa etária de 4 meses a 1 ano e 6 meses), Maternal Misto (atende crianças na faixa etária de 1 ano e 6 meses a 3 anos), Jardim (atende crianças na faixa etária de 3 a 4 anos). Pré-escolar I (crianças de 4 a 5 anos) e Pré-escolar II (crianças de 5 a 6 anos), conta com 25 servidores e no ano de 2022 o CEI passou por ampliação.

 

 

========================================================

 

Professora Diva deixa a Secretaria de Educação

 

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Massaranduba agradece o trabalho realizado pela Dra. Diva Spezia Ranghetti, desde o ano de 2021 até maio de 2023. Dentre várias ações, Dona Diva trabalhou muito em prol da qualidade na educação, da valorização dos profissionais da área, incentivando fortemente a cultura e o turismo no município e apoiando projetos e realizações esportivas. 

A professora Sandra Bernadete Pinto Reikavieski, que atuava na coordenação pedagógica do ensino fundamental da Secretaria, assume a pasta a partir deste mês.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Notícias relacionadas

x