Guaramirim

Educação vai oferecer programa de saúde mental aos professores em Guaramirim

Serão encontros presenciais ou on-line

30/03/2022

A Administração de Guaramirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, irá oferecer aos profissionais um Programa de Saúde Mental. Serão encontros presenciais ou on-line, com profissional da área da saúde (psicólogo) para discutir temas sobre qualidade de vida, ansiedade, depressão, entre outros de interesse e necessidade do grupo participante.

Além das palestras também serão oferecidos grupos terapêuticos. É uma iniciativa pioneira na região e tem como objetivo mostrar que “saúde mental é um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de dar uma contribuição para sua comunidade”, descreve a secretária Cláudia Chiodini.

Pesquisa recente realizada com cerca de cinco mil professores em todo o Brasil revelou que 60% sofrem com ansiedade, estresse e dores de cabeça e 66% já sentiram fraqueza, incapacidade ou medo de ir trabalhar. Para 87%, os problemas de saúde são ocasionados ou intensificados pela profissão.

Os resultados demonstram que saúde mental é um dos temas mais relevantes entre os professores e que precisa da atenção. A pandemia da Covid-19 ajudou a elevar esses índices.

Educação realiza o Prêmio Professor Práticas Pedagógicas. Inscrições iniciam em maio

Lançado no dia 4 de março e com inscrições no período de 2 de maio a 15 de julho, a Prefeitura/Secretaria da Educação está realizando o Prêmio “Professor de Práticas Inovadoras”, tendo como escopo, entre outros, valorizar, promover e premiar ações que envolvam conteúdo específicos de Educação, oportunizando a discussão sobre a importância do projeto no contexto escolar, além de reconhecer o mérito de professores pela contribuição dada à melhoria da qualidade na educação básica, por meio do desenvolvimento de experiências pedagógicas bem-sucedidas.

Segundo o regulamento, as categorias são: I – Educação Infantil (CEI e Pré-Escola); II – Ensino Fundamental I (1º ano ao 5º ano) e III- Ensino Fundamental II (6º ano ao 9º ano). São várias etapas. O período de inscrição vai de 2 de maio a 15 de julho para projetos que tenham sido aplicados em sala de aula de 7 de fevereiro a 15 de julho. No dia 18 de novembro será feita a divulgação nominal dos finalistas e no dia 24 daquele mês, a premiação.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x