Buscar
Editorias
Foto: Reprodução/YouTube
Santa Catarina agora faz parte dos céus da história mundial da aviação. O empresário criciumense André Borges de Freitas entrou oficialmente para o Guinness World Records ao realizar a volta ao mundo de helicóptero mais rápida já registrada, ao lado do piloto britânico Peter Wilson. A jornada, que percorreu 35 países em 106 dias, começou e terminou no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, no Sul do estado.
A partida da expedição aconteceu em 18 de junho de 2024, com destino ao mundo – literalmente. Mesmo com a previsão inicial de concluir a volta em 100 dias, as condições climáticas adversas forçaram mudanças no cronograma. O retorno ao ponto de partida ocorreu em 1º de outubro de 2024, mas foi somente na última semana que André recebeu a confirmação oficial do feito pelo Guinness.
A conquista já está publicada no site oficial da organização, consolidando o nome de André Freitas como o brasileiro a bater esse recorde global, em uma aeronave modelo R66 Turbine.
Além da façanha mundial, o feito tem um forte símbolo regional: Santa Catarina foi o ponto de partida e de chegada da volta ao mundo. A operação aérea começou no Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna, uma infraestrutura estratégica para o Sul catarinense.
Essa escolha reforça a importância do terminal para a logística e mobilidade da região, além de evidenciar o potencial do estado em grandes operações aéreas. Jaguaruna, conhecida pelo turismo e pela proximidade com polos industriais como Criciúma e Tubarão, agora também entra para a rota dos recordes globais.
Ao longo dos mais de 100 dias de aventura, André documentou as etapas da viagem em suas redes sociais, publicando vídeos, bastidores e relatos sobre cada local visitado. Esse conteúdo atraiu atenção de milhares de seguidores, que acompanharam de perto os desafios e conquistas da dupla.
A lista completa dos países visitados inclui destinos na América do Sul, América Central, América do Norte, Europa e Ásia — embora a viagem não tenha passado por todos os continentes, por questões operacionais de distância e abastecimento. Entre os 35 países percorridos, estão:
América do Sul: Brasil, Guiana Francesa, Guiana, Equador, Peru, Chile, Argentina, Uruguai, Colômbia
América Central e Caribe: El Salvador, Costa Rica, Panamá, Granada, Santa Lúcia, São Martinho, Porto Rico, Turcas e Caicos
América do Norte: México, EUA, Canadá
Europa e Ásia: Groenlândia, Islândia, Ilhas Faroé, Reino Unido, Luxemburgo, Áustria, Sérvia, Bulgária, Turquia, Geórgia, Turcomenistão, Uzbequistão, Cazaquistão, Rússia
Para os catarinenses, essa conquista é motivo de orgulho e inspiração. Ela destaca a capacidade empreendedora local, coloca Santa Catarina no cenário internacional da aviação e mostra que, mesmo partindo de uma cidade do interior, é possível alcançar feitos globais. O recorde também contribui para a valorização do Aeroporto Regional de Jaguaruna, incentivando investimentos e ampliando sua relevância estratégica para todo o estado.
Espaço para newsletter