Guaramirim

Escola da Avevi promove oficina de Libras para vereadores mirins de Guaramirim

A oficina foi ministrada pelo professor Irineu Hencke, que é licenciado em Letras-Libras

29/09/2022

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

A Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi promoveu nesta quarta-feira (28/09) na sede da Câmara Municipal de Guaramirim, uma Oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais), para vereadores, vereadoras e suplentes mirins.

A oficina foi ministrada pelo professor Irineu Hencke, que é licenciado em Letras-Libras, sendo atualmente o responsável pela inclusão dos surdos nas câmaras associadas da Avevi. O trabalho está sendo realizado com a tradução simultânea para a Linguagem de Sinais das sessões da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul e atendimento em eventos especiais e realização de oficinas nas demais câmaras.

Ele ensinou aos mirins algumas noções básicas de Libras, um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para a comunicação, como o alfabeto, os números e algumas palavras e expressões mais frequentes. Os participantes ganharam uma cartilha com a Linguagem de Sinais e vão receber um certificado de participação.
O Coordenador do Programa Vereador Mirim de Guaramirim, Arthur Delmonego, acredita que é muito importante esse tipo de aprendizado para estes adolescentes, “por promover a inclusão e conscientizar nossos vereadores mirins sobre a importância da acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva”.

O evento foi realizado em parceria com a Câmara Municipal de Guaramirim – Programa Vereador Mirim. O Secretário Executivo da Avevi, Ilton Piram, esteve presente representando a entidade, que tem o vereador Matias Tomczak, de Guaramirim, como seu tesoureiro.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x