Guaramirim

Escola de futebol do Seleto retorna de experiência única em Portugal

Eles estiveram no JDV, acompanhados do coordenador geral, o ex-goleiro Darci Afonso Jacobi Júnior.

27/10/2023

Um grupo formado por 18 alunos, 14 pais e seis professores da escola oficial do Seleto Esporte Clube, de Guaramirim, participou no período de 13 a 22 de outubro, de um intercâmbio esportivo cultural a Portugal, intermediado pelo ex-jogador e dirigente Osnildo Kistner. Demorou 16 meses entre os primeiros contatos e a efetivação da viagem, custeada pelos próprios participantes, com resultados excelentes, não apenas em campo com quatro vitórias, um empate e uma derrota das equipes Sub-13 e Sub-15 do Seleto, mas também no intercâmbio esportivo com os portugueses, cultural e histórico.

 

“Foi sensacional, aprendemos muito em Portugal da forma de eles jogarem e se relacionarem, horários e respeito entre colegas e visitantes. Lá os campos são de grama sintética, o que não temos por aqui. Estou feliz de ter feito essa viagem”, disse o goleiro Gabriel Renan Forlin, que foi acompanhado do irmão mais velho e da mãe Anna Paula, uma entusiasta e participante ativa do projeto educativo da Escola do Seleto.

 

Eles estiveram no JDV, acompanhados do coordenador geral, o ex-goleiro Darci Afonso Jacobi Júnior. Anna disse que a impressão foi a melhor possível e estimula jovens atletas e também pais para aceitarem eventuais convites para jogar na Europa. “É muito seguro e organizado, pelo que percebi, apesar dos poucos dias que estivemos em Portugal, onde pegamos muito chuva e frio”, completa.

 

O coordenador Darci Jacobi Júnior disse que o projeto da escola oficial do Seleto existe efetivamente desde 2017 e busca proporcionar educação, bem-estar, saúde e, por meio do esporte, inserir valores éticos e morais. É subsidiado pela Lei de Incentivo ao Esporte, além de contar com apoiadores e realização de eventos para manter a execução das suas atividades. 

 

Com relação à ida para Portugal, Darci ressalta que foi um planejamento e preparação de 16 meses e que contou com apoio fundamental de Osnildo Kistner, que jogou lá e conhece bem dirigentes de clubes, o que possibilitou amistosos contra equipes como Acadêmicos de Viseu, Penalva do Castelo e Academia do Sporting, além de passeios em locais históricos de várias cidades, muitas dos quais se confundem com a própria história do Brasil.

 

“O Osnildo nos abriu portas e com a viagem, todos ganhamos. Nossos alunos voltaram maravilhados, como também os pais que acompanharam e professores e se esforçaram financeiramente para custear a viagem”, registrou.

 

O Seleto foi a primeira escola de futebol da região a realizar intercâmbio em um país europeu.

 

Lei de incentivo ao esporte financia boa parte do projeto

 

A escola oficial do Seleto conta com cerca de 330 alunos, em diversas faixas de idade, com atividades no Centro (Estádio Municipal) e no Rio Branco. Trata-se de um projeto educativo, de alcance social, com financiamento maior via Lei de Incentivo ao Esporte, atualmente com 12 empresas contribuindo com até 2% do imposto de renda devido. “Oitenta e cinco por cento da manutenção da escola de futebol vem dessa fonte. Temos também ações internas e externas que complementam o orçamento”, comenta o coordenador geral, Darci Jacobi Júnior. 

 

Gomes e Vinicius são os técnicos. Há, também, a estimulação cognitiva para crianças até o Sub-13, que ajuda no relacionamento, na socialização e no próprio desenvolvimento dos alunos. Todos são acompanhados também nas aulas. Os participantes precisam ter boas notas e regularidade nas aulas para poderem participar, e isso é feito rigorosamente, por meio da apresentação dos boletins escolares.

Escola de futebol do Seleto retorna de experiência única em Portugal

banco de imagens/JDV

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x