Política

Escorregamento da pista completa um ano hoje

Há exatamente um ano, no dia 18 de fevereiro, parte da pista da SC-108, no Morro Guaramirim (Vila Freitas) veio abaixo, causando destruição de casas e interditando outras

18/02/2020

Por

Escorregamento da pista completa um ano hoje

Há exatamente um ano, no dia 18 de fevereiro, parte da pista da SC-108, no Morro Guaramirim (Vila Freitas) veio abaixo, causando destruição de casas e interditando outras. Doze meses depois, o Governo do Estado ainda não conseguiu consertar o estrago, tendo previsão no final de março, o que poucos acreditam. A economia foi afetada, como também vias municipais como a Izídio Carlos Peixer e Anélio Nicocelli (em Guaramirim), José Theodoro Ribeiro e Carlos Oechsler (em Jaraguá do Sul), cuja infraestrutura não está preparada para receber caminhões de grandes portes e tráfego intenso.

A inabilidade do Estado em lidar com a questão fez com que uma emergência fosse transformada em pesadelo. Foram meses até obter os recursos junto a Defesa Civil Nacional, depois a contratação da empresa para execução e o mau tempo. Um ano depois pouco se avançou. Somente em janeiro, por pressão popular, o Estado decidiu abrir uma pista alternativa para permitir o tráfego precário pelo local.

As chuvas do início de fevereiro fez com que a passagem fosse novamente fechada, mas desde quinta-feira o tráfego foi liberado. A equipe técnica da Defesa Civil de SC classificou como positivas as condições de estabilidade no trecho da obra. A reabertura se deu pela não alteração estrutural da obra, que suportou a precipitação elevada, sem danos.

Manifestação vai exigir agilidade e melhorias em toda a SC-108

O “aniversário” de primeiro ano do escorregamento de parte da pista na SC-108 será marcada nesta terça-feira com protesto e corte de bolo, envolvendo as comunidades da Vila Freitas, Morro do Schmidt, Rio Branco, Ponta Comprida, Figueirinha, Barro Branco, Tibagi e Jacu-Açu. O assunto foi tema de discussão na sessão desta quinta-feira, dia 13, na Câmara de Vereadores de Guaramirim. Um dos organizadores da manifestação, Marcos Leonardo Dias, pediu apoio dos vereadores, recebendo prontamente resposta positiva do presidente da Câmara, Romeu Butschardt Júnior.

O vereador Ernesto Friedemann pediu que a comunidade, empresários e políticos de toda a região afetada auxiliem na manifestação do dia 18. O corte do bolo está marcado para hoje, terça-feira, por volta das 10h, no cruzamento da Figueirinha com a Ponta Comprida (Km 36 da SC-108).

A mobilização, no entanto, será durante todo o dia, para mostrar a indignação pela absurda demora para concluir a obra, cobrando mais máquinas para acelerar o trabalho e um plano de recuperação de todo o trecho, do trevo de Guaramirim ao trevo principal de Massaranduba.

É emergencial essa revitalização desde recapeamento, sinalização, roçadas, limpeza de tubulação, corte de árvores entre outras. O governador Carlos Moisés teve um desgaste brutal por conta de inoperância e falta de resposta rápida a emergência rodoviária.

Notícias relacionadas

x