Educação

Estado dá início à recuperação de escolas atingidas pelo ciclone bomba

As avarias de pequeno e médio porte já começam a ser consertadas com os contratos de manutenção civil já existentes.

10/07/2020

Por

Estado dá início à recuperação de escolas atingidas pelo ciclone bomba

Vinte e quatro estabelecimentos de ensino da rede estadual da região de Jaraguá do Sul sofreram algum tipo de avaria com a passagem do ciclone extratropical que atingiu o Estado, no dia 30 de junho.

A Secretaria da Educação fechou na quarta-feira (8) o levantamento dos estragos para iniciar o processo de recuperação das 412 escolas atingidas, cerca de 38% do total de unidades estaduais.

Das 36 coordenadorias regionais, somente a de São Miguel do Oeste não teve unidades escolares afetadas.

Leia mais:

Grande Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Blumenau e Brusque, nessa ordem, foram as regiões com o maior número de escolas atingidas, totalizando 155. Nesta semana, a Secretaria enviou às Coordenadorias Regionais de Educação um documento de orientação para a futura manutenção das unidades.

De acordo com o documento, os serviços referentes aos reparos ocasionados pelo ciclone serão tratados de duas formas. As avarias de pequeno e médio porte já começam a ser consertadas com os contratos de manutenção civil já existentes.

Esses trabalhos serão concentrados nos reparos de estrutura das escolas, troca de telhado, manutenção na fiação elétrica e obras de conservação do prédio, caracterizados como manutenção civil, que não demandam projetos de engenharia.

Para os danos maiores, casos em que será necessária a reconstrução do prédio, o processo deverá ser feito por licitação e contratação específica. As 1.065 escolas da rede estadual de ensino de Santa Catarina estão sem atividades letivas presenciais desde o dia 19 de março, devido ao Covid-19.

A região da Coordenadoria de Educação de Jaraguá do Sul, com cinco municípios, teve 24 instalações escolares danificadas, superada apenas pela Grande Florianópolis (57) e Itajaí (52).

Depois de Jaraguá vem a região de Blumenau e Brusque com 21 escolas atingidas cada e Joinville com 19.

Notícias relacionadas

x