Santa Catarina

Ministro de Lula é indiciado por desvio de verba

O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Fábio de Souza Trajano, assumiu

13/06/2024

Estado: Pelo visto, não é só o ex-vereador catarinense Ed Pereira que tem muito o que explicar à polícia.

O ministro das Comunicações do governo Lula, Juscelino Filho (União Brasil), foi indiciado nesta terça-feira, 13, por crimes como corrupção passiva, fraude em licitações e organização criminosa. O relatório do caso, que está sob sigilo, foi enviado ao Supremo Tribunal Federal, e o relator é o ministro Flávio Dino, que até o início do ano era colega de Juscelino.

 

 

 

As suspeitas são de desvio de emendas parlamentares para pavimentação de ruas de Vitorino Freire, no interior do Maranhão, cidade na qual a irmã de Juscelino é prefeita, e cargo do qual ela já chegou a ser afastada.

 

De acordo com a investigação, quando ainda era deputado, Juscelino teria indicado emendas parlamentares para a obra de pavimentação de estradas que beneficiam a ele e sua família, sob o argumento de que aquilo seria uma demanda antiga da região que viria a impactar 11 povoados de Vitorino Freire. A obra de pavimentação da estrada foi orçada em R$ 7,5 milhões e realizada por uma empresa, a construtora Construservice, que a Polícia Federal suspeita que seja do próprio ministro.

 

O relatório da PF aponta ainda que Juscelino integraria uma “organização criminosa” em parceria com um outro sócio da Construservice, e por meio de escutas telefônicas descobriu um esquema de desvio de verbas.

 

É, olhando assim, Ed Pereira, ex-Secretário de Esporte e Turismo de Florianópolis, é um mero aprendiz na Operação Presságio, já que continua preso, enquanto Juscelino Filho não teve nem o mandato cassado ainda.

 

E falando em Operação Presságio, o MPSC tem até esta sexta-feira para acolher as denúncias contra os 18 indiciados. Caso a denúncia seja acatada, os réus são notificados oficialmente para apresentar sua defesa.

 

Novo presidente do GNDC

O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Fábio de Souza Trajano, assumiu, nesta quarta-feira, 12, a presidência do Grupo Nacional de Defesa do Consumidor (GNDC). A posse aconteceu durante a cerimônia de investidura do novo presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Jarbas Soares Júnior, Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais.

A indicação de Trajano ao cargo leva em consideração o longo histórico do Procurador-Geral de Justiça catarinense no que diz respeito às ações feitas na área de defesa do consumidor. O GNDC é responsável por definir estratégias, metas e prioridades de atuação dos membros com atribuição na área, além de fomentar a uniformização e consolidação do posicionamento do Ministério Público nos estados.

 

Santa Catarina maior

 

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), em conjunto com o Instituto da Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Planejamento do Paraná, fez um trabalho de revisão da área de divisa interestadual entre Santa Catarina e o estado paranaense e concluiu há uma área equivalente a 490 campos de futebol no estado vizinho que é, na verdade, pertencente a Santa Catarina. A apresentação do relatório para validação das informações deve ocorrer ao longo deste mês e o trabalho de revisão foi conduzido pelos técnicos do IAT no limite entre os municípios de Guaratuba e Tijucas do Sul, no Paraná; e Garuva, Campo Alegre e Itapoá, no Norte de Santa Catarina. O aumento da área do Estado de Santa Catarina trará consequências para o Estado.

 

Lide SC

 

Nesta quinta-feira, 13, o LIDE Santa Catarina e Rio Grande do Sul realizam o painel “Tecnologia, Sustentabilidade e Saúde de Empresas e Cidades para Competitividade do Brasil”, no Continente Shopping. O evento reunirá especialistas, empresários e executivos dos principais segmentos da economia, como indústrias, varejo e tecnologia, além de lideranças institucionais, autoridades e formadores de opinião. Os participantes terão a oportunidade de conhecer iniciativas inovadoras e discutir soluções para os desafios atuais enfrentados por empresas e cidades.

 

Adeliana em São José

 

Jorginho Mello (PL) endossou a candidatura de Adeliana Dal Pont a Prefeitura de São José pelo PL durante um encontro com políticos e autoridades do município. Adeliana, inclusive, já teria data para gravar os vídeos de sua campanha com o ex-presidente Jair Bolsonaro, com quem teve um pequeno mal entendido no passado. Aliás, ficou perceptível que é Bolsonaro quem vem apontando quem irá compor as chapas do partido. Se ele não decide, ele envia o decisor, como no caso de Balneário Camboriú. Enquanto a bancada peelista queria o deputado Carlos Humberto disputando a vaga, Bolsonaro colocou nas mãos do atual prefeito, Fabrício Oliveira, a decisão. E assim ficou!

 

 

EAD

 

O Ministério da Educação (MEC) anunciou esta semana a suspensão da criação de novos cursos de graduação à distância, assim como a abertura de novas vagas e polos EaD (Ensino à Distância) até 10 de março de 2025. O MEC também aprovou uma nova regra exigindo que pelo menos 50% das aulas em cursos de formação de professores seja presencial. A decisão foi apoiada pelo presidente do Crea SC, Kita Xavier, que acredita que a decisão irá estabelecer padrões mais elevados de qualidade para os cursos remotos. Para ele, no ensino à distância há uma perda significativa em pesquisa e extensão, especialmente nas áreas das engenharias, que impulsionam a inovação, a tecnologia e o desenvolvimento de novas ferramentas.

 

 

Estado: Ajuda da Celesc

As duas frentes de trabalho da Celesc que atuaram na recomposição do sistema elétrico no Rio Grande do Sul, destruído pelas enchentes de maio, ajudaram a restabelecer a energia em bairros de Porto Alegre e de 35 comunidades daquele Estado. Após a empreitada de sucesso, os técnicos que ajudaram nessas ocorrências encerraram a missão e retornaram recentemente a Santa Catarina.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Estudante do 7º semestre do curso Jornalismo. Um ser humano em constante aprendizado!

Notícias relacionadas

x