Cotidiano | 11/11/2025 | Atualizado em: 11/11/25 ás 15:07

Rio Molha: o encantador atalho entre Massaranduba e Jaraguá do Sul

Em comemoração aos 64 anos de Massaranduba, vem conferir a estrada que liga a cidade com Jaraguá do Sul.

PUBLICIDADE
Rio Molha: o encantador atalho entre Massaranduba e Jaraguá do Sul

Subida da Estrada Rio Molha, trecho de Massaranduba

A Estrada Rio Molha cruza um morro de 400 metros de altitude e conta com vistas que enchem os olhos durante o trajeto, passando por debaixo das folhas das árvores e por uma área aberta com visão panorâmica da natureza. Além disso, é um excelente caminho entre o interior de Massaranduba, no bairro Ribeirão Gustavo, até as proximidades da Prefeitura de Jaraguá do Sul, na barra do Rio Molha.

Oficialmente, porém, a Estrada Rio Molha termina ainda na subida do morro, em Massaranduba, antes de chegar no limite com Jaraguá do Sul. Depois, o trajeto continua na Rua Adolfo Antônio Emmendoerfer, que vai até a descida do morro, na barra do Rio Molha, na rotatória que encontra as ruas Adolf Puttjer e Frederico Curt Alberto Vasel.

Estrada Rio molha massaranduba
Fonte: Google Mpas

Vistas que enchem os olhos

O trajeto que liga as duas cidades oferece belas vistas e, no mirante, uma visão panorâmica de Massaranduba e da natureza da região. Ao longo do percurso, diversos pontos merecem um registro na sua câmera e uma postagem nas redes sociais. Confira algumas imagens do alto do morro:

Massaranduba vista de longe no mirante. Vídeo: Martin Petry

Antes e depois da pavimentação

O trecho de Jaraguá do Sul já está asfaltado há alguns anos, mas apenas ano passado, Massaranduba finalizou a pavimentação da estrada. Em grande parte de 2024, o trecho passou por obras e, em alguns dias, o trânsito tinha de ser paralisado.

Mesmo o fim da pavimentação sendo recente, vale lembrar como o local era pouco tempo atrás, quando a Estrada Rio Molha ainda era de terra.

Antes:

Depois:

Com subida íngreme e repleta de curvas acentuadas, a atenção deve ser redobrada à noite e em dias de chuva. Apesar das curvas fechadas, o trecho é bem sinalizado e protegido com barreiras, facilitando o trajeto e trazendo mais segurança para motoristas.

Após a pavimentação, o trecho vem sendo mais utilizado para o vai e vem entre Massaranduba e Jaraguá do Sul. Ivo José Heisslir, morador da região, ressalta: “Depois deste asfalto parece até luxo andar por aqui. O movimento aumentou, mas tem que ficar esperto com a velocidade. Os carros andam rápido por aqui.”

Ciclismo

Se antes era mais perigoso, com poeira, buracos e lama, hoje, com o asfalto, a Estrada Rio Molha é uma boa alternativa de percurso, e não só para carros e motos, mas a via também é alvo de ciclistas, que curtem um desafio de subir o grande morro nas estradas íngremes e com curvas sinuosas. “Haja pernas para enfrentar a subida, e tem que apertar os freios quando for descer”, relata Joaquim Costa, morador de Jaraguá do Sul, que estava pedalando com seus filhos.

O desafio de subir o grande morro exige um bom preparo físico e força nas pernas. Afinal, pedalando ou andando, as subidas intensas são um verdadeiro teste para o corpo, mas a experiência de cruzar a Estrada Rio Molha, sozinho ou com a família, vale mais do que a pena.

Ciclista na Estrada do Rio Molha
Ciclista na Estrada do Rio Molha. Foto: Martin Petry

Proibidos carretas e caminhões com carga grande

Placa alertando os limites para caminhões
Comprimento máximo permitido 14 metros e peso máximo 23 toneladas. Foto: Martin Petry

Carretas e caminhões com carga pesada são proibidos de circular pelo local, já que as curvas fechadas podem ser um fator perigoso. Placas colocadas antes de começar a subida alertam os motoristas para evitar transtornos.

“O GPS acaba mandando os motoristas virem por aqui”, diz Alessandro Laube, que mora na subida do morro. Por ser um atalho e com distância menor para algumas localidades de Jaraguá do Sul, os motoristas seguem o GPS, que os direcionam para a Estrada Rio Molha, mas as placas de alerta estão a poucos quilômetros da subida. Não obedecer à proibição pode causar transtornos na via, lentidão no trânsito e até travamentos na via.

Carreta na entrada da Estrada do Rio Molha
Carreta na entrada do Rio Molha. Carretas são proibidas de percorrer pelo local. Foto: Martin Petry

Como isso impacta a sua vida?

A melhoria da Estrada do Rio Molha impacta sua vida ao oferecer um trajeto mais rápido, seguro e eficiente entre Massaranduba e Jaraguá do Sul, facilitando deslocamentos diários, reduzindo o tempo de viagem e proporcionando mais conforto, seja para trabalhar, estudar ou visitar familiares. Além disso, a pavimentação valoriza a região, incentiva o turismo e o uso por ciclistas.

Endereço: Estrada Rio Molha, Massaranduba – SC, 89108-000. Veja no mapa:

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Martin Petry

Nasci em Jaraguá do Sul, mas estudei e vivi grande parte da minha vida em Massaranduba, onde sempre vou carregar no coração esse pedaço do interior Catarinense.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br