Jaraguá do Sul

Evento marca a luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+

O Grupo de Apoio realiza encontros quinzenais

30/06/2023

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, por meio do CRAS, oferta desde março do ano passado o Grupo de Apoio LGBTQIA+ que visa acolher, apoiar e fortalecer as pessoas com as mais diversas identidades de gênero e orientação sexual. Cerca de 70 pessoas se fizeram presentes nos encontros promovidos até agora, havendo uma média de 20 participantes por encontro.

Um dos objetivos do trabalho com o grupo, que tem equipe de referência formada por assistente social e psicóloga, é pensar em estratégias individuais e coletivas para o enfrentamento do preconceito, que é a maior barreira para a efetiva participação social das pessoas LGBTQIA+. O preconceito também gera dificuldade para as pessoas se inserirem no mercado de trabalho formal, dificuldade para acesso a serviços e garantia de direitos, além de promover situações de desrespeito e até violências. 

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em 28 de junho, luta por reconhecimento, diálogo e combate ao preconceito. Para marcar a data em Jaraguá do Sul, foi organizada por participantes do Grupo de Apoio, a segunda edição do Dia do Orgulho LGBTQIA+. 

O evento ocorreu no último domingo (25), no Parque Linear Via Verde. Serviços de assistência social e saúde foram disponibilizados no local, além de orientações sobre retificação do registro civil, teste rápido, auriculoterapia, pintura facial e outras atenções às pessoas lgbts.

O Grupo de Apoio realiza encontros quinzenais, nas terças-feiras, das 19h às 21h, no Creas, bairro Nova Brasília.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x