Brasil

Ex-soldados de turma 1974 do BGP terão encontro em Jaraguá

A ideia é trazer para Jaraguá do Sul o maior número possível de ex-soldados do BGP que serviram em 1974

09/02/2022

Jaraguá do Sul será sede, no dia 9 de abril, do encontro da Turma de 1974 do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), que serviu o exército no primeiro ano de mandato do General Ernesto Geisel, que assumiu no dia 15 de março daquele ano. Quarenta e oito anos separam o tempo em que um grupo de jovens foi convocado para servir em Brasília, ainda uma cidade nova.

De acordo com Cláudio Doege, da organização, o objetivo do encontro é rever antigos colegas de farda. A maior parte era de Santa Catarina e do Paraná. Isto se justifica porque, na época, jovens da região Sul, especialmente de Santa Catarina, pela compleição física avantajada e disciplina eram convocados para servir no Batalhão da Guarda Presidencial.

Hoje, estão localizados cerca de 200 integrantes daquela turma, em grupos de WhatsApp, mas muitos estão sem contatos. A ideia é trazer para Jaraguá do Sul o maior número possível de ex-soldados do BGP que serviram em 1974.

Doege conta que somente da região de Jaraguá do Sul foram servir em Brasília, naquele ano, 32 jovens. Boa parte deles já foram contatados, mas outros ainda não, porque residem em outras regiões. Segundo ele, já foram feitos alguns pequenos encontros, mas agora a ideia é reunir um grupo maior de ex-colegas do BGP de 1974, principalmente dos dois Estados.

“Jaraguá do Sul tem uma localização geograficamente estratégica, por isso o encontro será aqui. Queremos reunir cerca de 300 ex-colegas do Batalhão da Guarda Presidencial daquele ano, de todo o Brasil”, registra.

A recepção será no Restaurante Park Aurora, no bairro Rio Cerro II. Às 9h30 haverá a recepção com entrega das camisetas, 10h30 a abertura, 11h os participantes vão relembrar os tempos de caserna e o almoço às 13h. Cada um paga o seu.

A confirmação da presença deve ser feita até o dia 29 de março, pelo telefone (47) 99678-6380 (Mário Schramm, de Blumenau), dando o nome de guerra, a companhia que serviu e o número da camiseta.

Batalhão é considerado a unidade de elite do Exército Brasileiro

O Batalhão da Guarda Presidencial é considerado a primeira unidade militar genuinamente brasileira. Ela surgiu por meio de decreto imperial assinado por Dom Pedro I em 1823, meses após a Independência. A emancipação política do Brasil ocorreu em 1822, quando o País libertou-se do jugo português.

Embora o processo de Independência tenha sido pacífico, as Províncias do Pará, do Maranhão, do Piauí, da Bahia e da Cisplatina rebelaram-se contra a nova ordem política vigente e declararam-se fiéis à Corte de Lisboa.

(Foto: Reprodução)

Com a finalidade de consolidar a independência do Brasil e apaziguar os revoltosos, em meio às campanhas de pacificação, D. Pedro I criou o Batalhão do Imperador, em janeiro de 1823.

Com a transferência da Capital Federal para Brasília, essa unidade de elite foi transferida para o Planalto Central, passando a denominar-se Batalhão da Guarda Presidencial.

Nas últimas décadas, o BGP vem cumprindo missões ímpares no âmbito do Exército Brasileiro, em especial ao executar a Guarda e o Cerimonial da Presidência da República, de Chefes de Estado e do Corpo Diplomático, ao ser empregado em Operações de Garantia da Lei e da Ordem e ao representar o Exército e o País em solenidades e eventos diversos, seja com a sua Banda de Música, seja com frações de tropa em demonstrações de ordem unida sem comando. A Unidade, em 2001, recebeu a denominação histórica de “Batalhão Duque de Caxias”, em reconhecimento ao seu primeiro porta estandarte e patrono do Exército Brasileiro.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x