Colunas

Faça disso uma aventura!

Reflita com carinho sobre a frase que segue: “Estamos acostumados a culpar o dinheiro por tudo o que funciona e o que não funciona em nossa vida. Aos poucos podemos eliminar essa culpa e abrir as portas para um novo relacionamento que mantenha o dinheiro no lugar certo: apenas peças de papel e de metal que têm na troca seu único propósito”.

14/10/2022

Por

Advogado, inscrito na OAB/SC 37.773. Pós-graduado em Direito Empresarial e Advocacia Societária. Escritor e Consultor de Finanças Pessoais.

Quando comecei a escrever estas linhas lembrei de uma frase que meu querido avô Amadeus, in memorian, sempre me dizia: “Faça disso uma aventura”! Que saudades das aventuras que eu partilhei com ele em vida, mas também como está no livro de “Winnetou” de Karl May, sei de que ele deve estar feliz ‘caçando nas eternas campinas’.      E por que eu lembrei desta frase? Explico. Porque o que quero partilhar neste espaço são algumas informações contidas no livro “Uma nova aventura a cada dia – 541 dicas para viver com muita emoção” de David Silberkleit.

As 541 dicas estão separadas por áreas, sendo que no livro as áreas são: 1 – aventura em casa, 2 – aventura dos relacionamentos, 3 – um mundo de aventuras em nosso corpo, 4 – aventuras profissionais, 5 – aventuras com (e sem dinheiro) e 6 – aventura da natureza.

Como não podia ser diferente, vou me ater a algumas dicas da área financeira, mais especificamente a área 5 acima citada.

Reflita com carinho sobre a frase que segue: “Estamos acostumados a culpar o dinheiro por tudo o que funciona e o que não funciona em nossa vida. Aos poucos podemos eliminar essa culpa e abrir as portas para um novo relacionamento que mantenha o dinheiro no lugar certo: apenas peças de papel e de metal que têm na troca seu único propósito”.

Para teres ideia, no livro constam 67 dicas relacionadas ao tema dinheiro. Abaixo irei citar 5 na íntegra.

Dica 379: Separe 10 notas de 1 real (obs.: como a de 1 real não circula mais, sugiro fazer com notas de 2 reais) e passe um dia oferecendo-as às pessoas. Dê uma delas ao garoto que vende doces no semáforo. Deixe outra como “caixinha” no bar onde tomou café. Pendure uma cédula embaixo da mesa de algum colega, sem que ninguém veja, e verifique a reação da pessoa ao encontrá-la. Pendure algumas nas árvores próximas e observe como os transeuntes reagem ao vê-las. Quem sabe alguém imagine que dinheiro dá em árvores e resolva plantar várias por aí… […] Dica 384: Surpreenda seu cônjuge: periodicamente, esconda algumas notas sobre o travesseiro dele. […] Dica 387: Recompense a si mesmo por saber onde encontrar sabedoria. Da próxima vez que ler um trecho inspirador num livro, marque a página com uma cédula. Assim, quando for lê-lo de novo, encontrará o dinheiro. E poderá usá-lo. […] Dica 394: Seja generoso. Dê uma gorjeta de 50 reais, ao menos uma vez ao ano, para alguém que realmente precise dessa quantia. Nesse momento, você será a pessoa mais importante do mundo para esse alguém. E isso os fará felizes. […] Dica 402: Estimule seus filhos a fazer filantropia. Dê-lhes uma soma anual para que eles possam doá-la a quem precisa. Encoraje-os a explorar o mundo daqueles que realmente fazem a diferença e a escolher uma causa à qual ajudar”.

Desejo de coração que o (a) leitor (a) aplique durante a sua vida as dicas mencionadas acima, e tenho certeza de que farão toda a diferença na sua vida.

O desafio ainda está aberto aos leitores deste espaço, enviem perguntas, dúvidas e sugestões de tema, e irei selecionar e começar a partilhar neste espaço. Reitero, que aguardo ansiosamente o contato de vocês.

Sinta-se à vontade para entrar em contato através do e-mail: cmwatzko@hotmail.com. Também podes entrar em contato através do Whatsapp pelo número (47) 99614-6185, ou me procure nas redes sociais, no Instagram (@cristianomwatzko) e no Linkedin (Cristiano Mahfud Watzko). Até a próxima.

Obs.: Se eu receber pedidos para partilhar mais dicas deste belo livro, com certeza irei abordar no próximo artigo. Fico no aguardo.

Notícias relacionadas

x