Brasil

Facções criminosas interferem nos resgates durante enchente no RS

Inicialmente, as autoridades evitavam divulgar informações sobre os saques para não gerar pânico entre os moradores.

08/05/2024

Willyam Santana, integrante do grupo de atletas que têm se dedicado ao auxílio das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, relatou às autoridades policiais as dificuldades enfrentadas durante os resgates. Segundo ele, facções criminosas estão dificultando o trabalho de evacuação das famílias afetadas pelas cheias.

 

 

Os chamados “piratas”, responsáveis por saques e assaltos nas áreas alagadas, têm sido alvo das forças policiais locais. Pelo menos 10 deles foram presos, e houve um registro de morte durante as ações de combate a essas atividades criminosas.

 

 

Inicialmente, as autoridades evitavam divulgar informações sobre os saques para não gerar pânico entre os moradores. No entanto, os relatos das vítimas se tornaram cada vez mais frequentes, levando até mesmo a Brigada Militar a reconhecer a gravidade dessas atividades ilegais.

wil

 

Os crimes têm se espalhado por diversas regiões do estado, com destaque para a capital Porto Alegre e cidades vizinhas como Canoas e São Leopoldo. Os criminosos chegam de barco às áreas alagadas, aproveitando a ausência de vigilância para saquear objetos dos andares superiores das residências ou até mesmo dos telhados.

 

 

Diante dessa ameaça, muitos moradores que haviam sido evacuados decidiram retornar às suas casas, permanecendo nos andares superiores para proteger seus pertences. Santana relatou que uma reunião com a Polícia do Rio Grande do Sul foi realizada na principal base de voluntários na manhã desta terça-feira (7), onde foram compartilhadas informações sobre as atividades das facções criminosas.

 

 

“A gente conseguiu passar algumas informações, algumas coisas que eu vi ontem. Tem facções que estão impedindo as famílias de saírem”, revelou Santana, destacando a gravidade da situação e a necessidade de ações urgentes para garantir a segurança das vítimas das enchentes e dos voluntários envolvidos nas operações de resgate.

 

 

Leia também Prefeito anuncia evacuação total de cidade gaúcha

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x